O Plano de Negócios (PN), de uma maneira global, orienta o empreendedor na procura de informações detalhadas sobre o sector de actividade, os produtos e serviços que irá oferecer, potenciais clientes, concorrentes, fornecedores pontos fortes e fracos do seu negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia.
De uma maneira mais técnica e estruturada, podemos afirmar que PN traz consigo um vasto conjunto de vantagens: serve de teste para medir a performance da empresa, ponto de partida para operações, marketing e planos financeiros, demonstra foco e o plano para os lucros, interliga todos os elementos da equipa e melhora substancialmente a habilidade de conseguir fundos e investimento.
As desvantagens estão diretamente relacionadas com o esforço necessário para a concretização de um excelente plano de negócio.
Assim sendo, as desvantagens são as seguintes.
· Requer esforço em pensamento e pesquisa;
· Pode levar a críticas e desafios inesperados;
· Requer honestidade e uma avaliação crítica de quem o elabora;
· Necessita de actualizações regulares e recorrentes.
Com efeito, verificamos que as vantagens poderão sobrepor-se às desvantagens, sendo que estas ultimas apresentadas consistem em ser características da personalidade do empreendedor: criatividade, conhecimento, constante actualização e curiosidade.