Lista de tópicos
- Geral
Para utilizar a Plataforma e-learning nas suas Ações de Formação, é necessário uma adaptação ao interface da mesma, entender as suas potencialidades para melhor adaptar os seus recursos e atividades à modalidade a distância. Para ajudá-lo/a a trabalhar e tirar o máximo de proveito deste Sistema Online de Gestão da Aprendizagem e de Trabalho Colaborativo criámos este curso.
Este curso é uma demonstração das possibilidades da Plataforma e-learning do IEFP, IP de particular interesse para todos os utilizadores com perfil de edição: Coordenadores, Técnicos Superiores de Diagnóstico, Técnicos Superiores de Reconhecimento e Formadores, doravante designados por editores. Disponibiliza também alguma informação relevante sobre o Moodle, o software livre e opensource que está na sua base. Explore os conteúdos e se tiver alguma dúvida contacte-nos através do e-mail que está no Bloco Contactos. - Tópico 1
O Moodle, base tecnológica da Plataforma e-learning, é um software livre, de gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, permitindo a criação de cursos online, páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem. Está em desenvolvimento constante, tendo como filosofia uma abordagem social construtivista da aprendizagem. O Moodle pertence à família das plataformas tecnológicas, também designadas por: Course Management System (CMS), Learning Management System (LMS), Virtual Learning Environment (VLE, termo mais usado no Reino Unido).
Manuais
- Tópico 2
- a
Os recursos são ficheiros ou links disponibilizados como conteúdo aos participantes do curso. Os recursos podem ser de vários tipos:
A. Páginas editadas diretamente;B. Páginas web externas - Recurso/Apontador para página;
- C. Ficheiros - Recurso/Apontador para ficheiro (Exemplos):
- q
- D. Tutoriais:
- Tópico 3
- a
Os fóruns são por natureza uma ferramenta de discussão, mas podem ter outro tipo de uso, como por exemplo uma mailing list, um blog, um wiki ou mesmo um espaço de reflexão sobre um determinado conteúdo.
Os fóruns podem ser estruturados de diversas formas (Notícias, discussão geral, uma única discussão, sem respostas, etc.) e podem permitir a avaliação de cada mensagem. As mensagens podem também incluir anexos.
O fórum Notícias é gerado automaticamente sempre que é criado um novo curso. Enquanto editor pode enviar avisos a todos os utilizadores do curso. Para tal, só tem de inserir um novo tópico e todos os utilizadores, receberão na sua conta de e-mail uma mensagem com o conteúdo do tópico que tiver criado.- a
O chat permite uma comunicação síncrona, em tempo real, entre editores e adultos/formandos. Pode ser útil como espaço de esclarecimento de dúvidas, mas pode ter outros usos. A sessão de chat pode ser agendada para uma data específica ou com repetição. - a
A ferramenta Envio de mensagens permite a comunicação privada entre dois utilizadores. Sempre que a plataforma envia uma mensagem a um utilizador, envia simultaneamente um e-mail com o mesmo conteúdo para a conta de e-mail que está associada ao seu perfil.
Num curso, os editores podem enviar a mesma mensagem a mais do que um utilizador, através da ligação Participantes do bloco Pessoas.
- Tópico 4
As diferentes atividades do tipo Trabalhos, permitem ao editor avaliar e comentar conteúdos ou documentos submetidos pelos adultos/formandos. As "notas" e as sugestões de alteração são do conhecimento do próprio adulto/formando.
O editor pode exportar para Excel os resultados.- A
- Tópico 5
- a
O glossário permite aos participantes da disciplina criar dicionários de termos relacionados com a disciplina, bases de dados documentais ou de ficheiros, galerias de imagens ou mesmo links que podem ser facilmente pesquisados.
- A
As bases de dados/databases têm algumas semelhanças com o glossário, mas dão mais liberdade ao professor para criar campos específicos a preencher pelos alunos. Pode ser um repositório vídeo, de recursos educativos, papers ou fotos, pesquisável e ordenável por categorias. - a
Um wiki, para quem não conhece a Wikipedia® , torna possível a construção de um texto (com elementos multimédia) de forma colaborativa entre vários participantes, onde cada um dá o seu contributo e/ou revê o texto. É sempre posível aceder às várias versões do documento e verificar diferenças entre versões. Pode ser desde um resumo a uma sebenta, um artigo, uma tradução de um texto, etc. - a
- a
O GoogleDocs é uma suite de produtividade totalmente online, funcionando através do seu navegador de Internet. Através do GoogleDocs pode criar documentos de texto, folhas de cálculo e apresentações online em colaboração com colegas.
- a
O workshop é uma atividade que envolve avaliação de pares. Esta atividade permite aos participantes avaliar os projetos dos colegas, coordenando o arquivo e distribuição de tarefas.
- Tópico 6
O referendo pode ser usado para uma recolha rápida de opinião ou inscrição numa determinada atividade, sendo dado aos alunos a escolher de uma lista de opções definida pelo professor. Podem ser estabelecidas vagas ou limites de selecção de opções, e os resultados podem ser ou não mostrados a todos os participantes. É possível a exportação para folha de cálculo. - A
Os questionários permitem ao gestor de uma página construir inquéritos a participantes ou mesmo utilizadores não registados, com questões desde a escolha múltipla à resposta curta, datas entre outras. É possível manter o anonimato dos inquiridos, e os resultados, apresentados de uma forma gráfica, podem ser exportados para folha de cálculo.
- A
O scheduler permite-lhe fazer marcações de reuniões com todos os participantes da sua página. Pode especificar períodos durante os quais está disponível e a duração de cada reunião. Os participantes podem depois escolher os horários que lhes convêm num dos períodos definidos. Esta atividade pode também servir para gerir a participação dos alunos.
- Tópico 7Este tópico
- Tópico 8
Vários
O Moodle aceita na área de ficheiros da página qualquer tipo de documento ou conteúdo multimédia, atribuindo um ícone a cada um consoante a sua natureza. Pode apontar para estes ficheiros a partir dos tópicos. Assim:
Atividades
São tarefas disponibilizadas na página que envolvem participação dos vários intervenientes. Podem ser avaliadas e colaborativas. Segue-se uma lista das atividades possíveis, com a sua descrição e exemplos.SCORM é uma colecção de standards e especificações que o Ministério da Defesa Norte-Americano e diversas empresas privadas definiram e adaptaram de várias fontes, de forma a uniformizar e fornecer um conjunto de possibilidades nos conteúdos de e-learning, nomeadamente interoperabilidade, acessibilidade ou reutilização. Com o SCORM, é possível importar para o Moodle conteúdos de e-learning já produzidos, ou partilhá-los com colegas. Os inquéritos consistem num conjunto de instrumentos de consulta de opinião já definidos e aferidos para colocar aos alunos inscritos numa página, fornecendo uma forma de avaliar as práticas do docente e o funcionamento da página: Os livros/books permitem construir sequências de páginas muito simples, à semelhança de um livro. É possível organizá-las em capítulos e sub-capítulos ou importar ficheiros html colocados na área de ficheiros da sua página. Caso as referências dentro destes html (imagens, outras páginas, vídeo, áudio) sejam relativas, o livro apresentará todo esse conteúdo. Os testes Hot Potatoes permitem integrar numa página Moodle exercícios produzidos com o software Hot Potatoes. Estes ficam assim integrados com as notas/gradebook dos participantes da página. A página é um conceito fundamental na plataforma e-learning. Em cada página existem formadores e formandos. Os formadores disponibilizam recursos, avaliam e colaboram em atividades. Os formandos consultam, colaboram e participam nas atividades propostas. - Todos os conteúdos desta página estão licenciados sob uma Licença Creative Commons - by | non-commercial | share-alike
Baseado no Curso desenvolvido por: João Fernandes (FCTUNL) 2006