Bem-vindo à plataforma e-Learning do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P.

A plataforma e-Learning integra um conjunto de funcionalidades cujo objetivo é aumentar a capacidade de interação entre formadores e formandos. Constitui, assim, um mecanismo de apoio à aprendizagem que integra diferentes funcionalidades, designadamente a que permite a disponibilização de diverso material pedagógico de apoio à formação de cada unidade curricular, de forma rápida e intuitiva. Acrescenta as possibilidades de difusão do conhecimento e da informação para as camadas da população com acesso às novas tecnologias, permitindo que o conhecimento esteja disponível a qualquer hora e em qualquer lugar.

Benefícios desta ferramenta:

  • Centralidade no formando;
  • Convergente com as necessidades dos formandos;
  • Rápida atualização dos conteúdos;
  • Personalização dos conteúdos transmitidos;
  • Facilidade de acesso e flexibilidade de horários;
  • O ritmo de aprendizagem pode ser definido pelo próprio utilizador/formando;
  • Disponibilidade permanente dos conteúdos da formação;
  • Redução do tempo necessário para o formando;
  • Facilidade de cobertura de públicos geograficamente dispersos;
  • Redução de custos logísticos e administrativos;
  • Desenvolvimento de capacidades de autoestudo e autoaprendizagem.

Se tiver dúvidas não hesite em contactar o serviço de formação



  1. Introdução ao e-Learning e ao Ambiente Online Roteiro do Módulo 10 h
  2. Design de Cursos de Formação Online 10 h 
  3. Avaliação da Aprendizagem Online 10 h
  4. Dinamização da Aprendizagem Online 10 h
  5. Criação e Utilização de Conteúdos Educativos 10 h 
  6. Simulação Pedagógica 10 h

Designação da UFCD: Competências empreendedoras e técnicas de procura de emprego
Código: 8600
Carga Horária: 25 horas
Pontos de crédito: 2,25

Objetivos

·         Definir o conceito de empreendedorismo

·         Identificar as vantagens e os riscos de ser empreendedor

·         Identificar o perfil do empreendedor

·         Reconhecer a ideia de negócio

·         Definir as fases de um projeto

·         Identificar e descrever as diversas oportunidades de inserção no mercado e respetivos apoios, em particular as Medidas Ativas de Emprego

·         Aplicar as principais estratégias de procura de emprego

·         Aplicar as regras de elaboração de um curriculum vitae

·         Identificar e selecionar anúncios de emprego

·         Reconhecer a importância das candidaturas espontâneas

·         Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego

Conteúdos

·         Conceito de empreendedorismo – múltiplos contextos e perfis de intervenção

·         Perfil do empreendedor

·         Fatores que inibem o empreendorismo

·         Ideia de negócio e projet

·         Coerência do projeto pessoal / projeto empresarial

·         Fases da definição do projeto

·         Modalidades de trabalho

·         Mercado de trabalho visível e encoberto

·         Pesquisa de informação para procura de emprego

·         Medidas ativas de emprego e formação

·         Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)

·         Rede de contactos

·         Curriculum vitae

·         Anúncios de emprego

·         Candidatura espontânea

·         Entrevista de emprego


Designação da UFCD: Desenvolvimento pessoal e técnicas de procura de emprego
Código: 8598
Carga Horária: 25 horas
Pontos de crédito: 2,25

Objetivos

·         Definir os conceitos de competência, transferibilidade e contextos de aprendizagem

·         Identificar competências adquiridas ao longo da vida

·         Explicar a importância da adoção de uma atitude empreendedora como estratégia de empregabilidade

·         Identificar as competências transversais valorizadas pelos empregadores

·         Reconhecer a importância das principais competências de desenvolvimento pessoal na procura e manutenção do emprego

·         Identificar e descrever as diversas oportunidades de inserção no mercado e respetivos apoios, em particular as Medidas Ativas de Emprego

·         Aplicar as regras de elaboração de um curriculum vitae

·         Identificar e selecionar anúncios de emprego

·         Reconhecer a importância das candidaturas espontâneas

·         Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego


Conteúdos

·         Conceitos de competência, transferibilidade e contextos de aprendizagem (formal e informal) – aplicação destes conceitos na compreensão da sua história de vida, identificação e valorização das competências adquiridas

·         Atitude empreendedora/proactiva

·         Competências valorizadas pelos empregadores - transferíveis entre os diferentes contextos laborais

·         Competências relacionais

·         Competências criativas

·         Competências de gestão do tempo

·         Competências de gestão da informação

·         Competências de tomada de decisão

·         Competências de aprendizagem (aprendizagem ao longo da vida)

·         Modalidades de trabalho

·         Mercado de trabalho visível e encoberto

·         Pesquisa de informação para procura de emprego

·         Medidas ativas de emprego e formação

·         Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)

·         Rede de contactos (sociais ou relacionais)

·         Curriculum vitae

·         Anúncios de emprego

·         Candidatura espontânea

·         Entrevista de emprego