Bem-vindo à plataforma e-Learning do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P.
A plataforma e-Learning integra um conjunto de funcionalidades cujo objetivo é aumentar a capacidade de interação entre formadores e formandos. Constitui, assim, um mecanismo de apoio à aprendizagem que integra diferentes funcionalidades, designadamente a que permite a disponibilização de diverso material pedagógico de apoio à formação de cada unidade curricular, de forma rápida e intuitiva. Acrescenta as possibilidades de difusão do conhecimento e da informação para as camadas da população com acesso às novas tecnologias, permitindo que o conhecimento esteja disponível a qualquer hora e em qualquer lugar.
Benefícios desta ferramenta:
- Centralidade no formando;
- Convergente com as necessidades dos formandos;
- Rápida atualização dos conteúdos;
- Personalização dos conteúdos transmitidos;
- Facilidade de acesso e flexibilidade de horários;
- O ritmo de aprendizagem pode ser definido pelo próprio utilizador/formando;
- Disponibilidade permanente dos conteúdos da formação;
- Redução do tempo necessário para o formando;
- Facilidade de cobertura de públicos geograficamente dispersos;
- Redução de custos logísticos e administrativos;
- Desenvolvimento de capacidades de autoestudo e autoaprendizagem.
Se tiver dúvidas não hesite em contactar o serviço de formação
- Introdução ao e-Learning e ao Ambiente Online Roteiro do Módulo 10 h
- Design de Cursos de Formação Online 10 h
- Avaliação da Aprendizagem Online 10 h
- Dinamização da Aprendizagem Online 10 h
- Criação e Utilização de Conteúdos Educativos 10 h
- Simulação Pedagógica 10 h
- Formador: Maria Afonso
- Introdução ao e-Learning e ao Ambiente Online Roteiro do Módulo 10 h
- Design de Cursos de Formação Online 10 h
- Avaliação da Aprendizagem Online 10 h
- Dinamização da Aprendizagem Online 10 h
- Criação e Utilização de Conteúdos Educativos 10 h
- Simulação Pedagógica 10 h

- Coordenador: Maria Manuela Borges
- Formador: Maria Afonso
Designação da UFCD: Competências empreendedoras e técnicas de
procura de emprego
Código: 8600
Carga Horária: 25 horas
Pontos de crédito: 2,25
Objetivos
· Definir o conceito de empreendedorismo
· Identificar as vantagens e os riscos de ser empreendedor
· Identificar o perfil do empreendedor
· Reconhecer a ideia de negócio
· Definir as fases de um projeto
· Identificar e descrever as diversas oportunidades de inserção no mercado e respetivos apoios, em particular as Medidas Ativas de Emprego
· Aplicar as principais estratégias de procura de emprego
· Aplicar as regras de elaboração de um curriculum vitae
· Identificar e selecionar anúncios de emprego
· Reconhecer a importância das candidaturas espontâneas
· Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego
Conteúdos
· Conceito de empreendedorismo – múltiplos contextos e perfis de intervenção
· Perfil do empreendedor
· Fatores que inibem o empreendorismo
· Ideia de negócio e projet
· Coerência do projeto pessoal / projeto empresarial
· Fases da definição do projeto
· Modalidades de trabalho
· Mercado de trabalho visÃvel e encoberto
· Pesquisa de informação para procura de emprego
· Medidas ativas de emprego e formação
· Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)
· Rede de contactos
· Curriculum vitae
· Anúncios de emprego
· Candidatura espontânea
· Entrevista de emprego
Designação da UFCD: Desenvolvimento pessoal e técnicas de procura
de emprego
Código: 8598
Carga Horária: 25 horas
Pontos de crédito: 2,25
Objetivos
· Definir os conceitos de competência, transferibilidade e contextos de aprendizagem
· Identificar competências adquiridas ao longo da vida
· Explicar a importância da adoção de uma atitude empreendedora como estratégia de empregabilidade
· Identificar as competências transversais valorizadas pelos empregadores
· Reconhecer a importância das principais competências de desenvolvimento pessoal na procura e manutenção do emprego
· Identificar e descrever as diversas oportunidades de inserção no mercado e respetivos apoios, em particular as Medidas Ativas de Emprego
· Aplicar as regras de elaboração de um curriculum vitae
· Identificar e selecionar anúncios de emprego
· Reconhecer a importância das candidaturas espontâneas
· Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego
Conteúdos
· Conceitos de competência, transferibilidade e contextos de aprendizagem (formal e informal) – aplicação destes conceitos na compreensão da sua história de vida, identificação e valorização das competências adquiridas
· Atitude empreendedora/proactiva
· Competências valorizadas pelos empregadores - transferÃveis entre os diferentes contextos laborais
· Competências relacionais
· Competências criativas
· Competências de gestão do tempo
· Competências de gestão da informação
· Competências de tomada de decisão
· Competências de aprendizagem (aprendizagem ao longo da vida)
· Modalidades de trabalho
· Mercado de trabalho visÃvel e encoberto
· Pesquisa de informação para procura de emprego
· Medidas ativas de emprego e formação
· Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)
· Rede de contactos (sociais ou relacionais)
· Curriculum vitae
· Anúncios de emprego
· Candidatura espontânea
· Entrevista de emprego
- Formador: Maria Afonso
- Formador: Celia Borges