A elaboração do Plano de Negócio traz os seguintes benefícios: 1- Permite ao empreendedor aprimorar sua idéia, tornando-a clara, precisa e de fácil entendimento. Para isso, ele terá de buscar informações completas e detalhadas sobre o mercado e o seu negócio, assegurando assim uma visão de todo o negócio. 2- Uma idéia é diferente de uma oportunidade de negócio devidamente analisada. 3- Permite ao empreendedor conhecer todos os pontos fortes e fracos do futuro negócio. Com isso, possibilita a diminuição dos riscos de fracassar. 4- Facilita a apresentação do negócio a fornecedores e clientes potenciais, contribuindo para as negociações de apoio. 5- Analisa o volume de recursos que será necessário para a implantação (quanto de capital será necessário?), a lucratividade e a rentabilidade do negócio. 6- Permite a simulação de situações favoráveis e desfavoráveis (E se as vendas ficarem 20% abaixo do previsto?). 7- Permite que os sócios negociem claramente as funções de cada um. 8- É importante para a contratação de funcionários e para a orientação deles na execução de suas tarefas, apresentando as perspectivas de crescimento para o negócio. 9- É um importante documento para a apresentação a futuros sócios, investidores e bancos. 10- Permite redirecionar esforços de marketing e redefinições dos serviços e/ou produtos, conforme pesquisa de mercado realizada. 11- O plano de negocio orienta o empreendedor( ao iniciar ou expandir sua empresa) na tomada de decisões estratégicas que evitem fatores de risco devidamente identificados; 12- Proporciona uma avaliação previa do negocio, antes de ser colocada em pratica uma nova idéia, reduzindo, assim, as possibilidades de se desperdiçarem recursos em um negocio inviável. 13- O PN é uma oportunidade para refinar estratégias e cometer erros no papel em lugar da vida real, examinando a viabilidade da empresa sob todos os pontos de vista, tais como o mercadológico, o financeiro e o operacional. 14- É parte fundamental da prudência e cautela que o empreendedor deve ter para transformar a sua idéia ou sonho em realidade. 15- O PN é o primeiro assunto nas reuniões periódicas dos membros da Empresa. Deve ser discutido e comentado nessas reuniões de forma a comprometer todos os colaboradores da Empresa. Ser um "Manual de Referência" para as suas ações. 16- O plano é um documento de investigação para mapear integralmente a idéia do empreendedor. 17- Permite ao empreendedor decidir se é ou não o momento de investir, calculando inclusive o retorno do capital investido em termos de tempo. O pequeno empresário não pode errar. Se perder o pouco capital que conseguiu juntar, talvez não consiga se recuperar. O PN, ao analisar a viabilidade ou não de uma idéia reduz sensivelmente este risco. 18- Amplia a visão do empreendedor, possibilitando ter uma ampla perspectiva do atual ou novo negócio. 19- Permite definir e avaliar a linha de produtos e serviços a serem oferecidos ao mercado, orientando a personalização dos mesmos na busca de garantia da satisfação dos clientes. 20- Serve como guia das ações do empreendedor com relação ao seu negócio, possibilitando novas estratégias em face da dinâmica do mercado. 21- O PN é uma importante ferramenta de acompanhamento sistemático da vida da empresa, sendo necessário sua revisão, atualização com eventuais implementações de estratégias para alcance de metas, e ou correção de foco. 22- O plano de negócio e' uma descrição detalhada das informações sobre o negocio que será criado, de forma sistemática, no sentido de descrever passo a passo, o que o empreendedor deve conhecer e fazer, para minimizar os seus riscos de investimentos. 23- É um meio de comunicação entre o empreendedor e seus clientes internos e externos. 24- Aumenta em até 60% as chances de sucesso do empreendedor.