“A existência de um Plano de Negócios não garante o sucesso de qualquer negócio. Em si mesmo, este documento deve ser visto como uma ferramenta de apoio à estruturação, defesa e validação de uma ideia de negócio, através do qual o empreendedor obtém elementos para decidir se deve ou não iniciar um novo projeto de negócio. Mas o facto de se iniciar um negócio sem um Plano de Negócio é muito arriscado.”
Comentário:
Um Plano de Negócios é uma ferramenta essencial para planear e organizar a criação de um novo negócio, mas também é uma ferramenta poderosa para negócios já maduros, quando necessitem de uma gestão especifica (por exemplo, um pedido de financiamento público ou empréstimo bancário) com vista ao crescimento e desenvolvimento.
Ao eleborar o plano antes de iniciar o novo negócio o empreendedor está a efetuar um estudo prévio do mercado, dos concorrentes, da estratégia e da viabilidade financeira desse negócio, e deste modo, é possível antecipar os riscos, possíveis erros de estratégia e efetuar mesmo correcções antes da implementação. Assim, o plano de negócios fornece um maior conhecimento e uma maior segurança ao empreendedor tanto antes como durante a implementação do seu negócio.
Consultas:
https://drive.google.com/file/d/0B1WKYXzCwT0uMS1kV0hSb2tlVmc/view
https://drive.google.com/file/d/0B1WKYXzCwT0ucC1BSTZLRWtwTk0/view