As entidades empregadoras usam todos os recursos ao seu dispor para analisar o perfil de cada candidato a recrutar, assim como potencias candidatos o objetivo é recolher o máximo de informação possível para obter um feedback da empresa ao qual nos vamos propor a trabalhar. Para isso recorremos a plataformas digitais, opiniões de possíveis trabalhadores da empresa, amigos, etc. Estamos na era da informação quanto mais e de qualidade melhor.
O mesmo se passa com as empresas que estão a recrutar, usam para isso plataformas digitais (linkedin, facebook, etc), telefonemas para antigos locais de trabalho, etc… objectivo é o mesmo saber o máximo de informação do curriculum profissional e pessoal do possível membro da empresa.
Tanto as empresas como os candidatos a trabalhar na empresa terão de ser transparentes no seu comportamento e não estarem associados a qualquer tipo de conflito que possa por em causa o recrutamento ou uma candidatura a emprego.