Vantagens e desvantagens do Plano de Negócio

Vantagens e desvantagens do Plano de Negócio

por nhala tchuda -
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Um dos objetivos do plano de negócio é estabelecer credibilidade com o investidor, aliado, cliente ou talento que queira trazer para a empresa. Além deste objetivo, um plano de negócio enquadra os objetivos da empresa para serem consistentes com os objetivos da audiência. O terceiro objetivo é ter uma ferramenta que descreve os benefícios únicos da empresa e oferecer evidências sólidas sobre a empresa.

Vantagens de um plano de negocio:

1 – SEGURANÇA

Ao planejar a criação do seu negócio, você vai poder testar e validar sua ideia antes de começar a investir

Muitas empresas fecham por não ter um plano de negócios bem definido.

2 – CONHECER O SEU NEGÓCIO

Para conseguir investidores e/ou apoiantes, precisamos de mostrar o valor da nossa ideia e como ela vai funcionar. Entretanto, nem sempre é fácil torná-la visual e de fácil compreensão, por isso, recomendamos o uso de ferramentas como o Business Model Canvas, que são ótimas para quem quer modelar um empreendimento de forma clara e versátil, possibilitando um maior entendimento do negócio.

O Canvas é dividido em nove blocos, onde cinco compõem o Fronstage – Segmento de clientes, Proposta de valor, Relacionamentos, Canais e Fonte de receita – e os outros quatro compõem o Backstage – Parcerias-chave, atividades-chave, Recursos-chave e Estrutura de custos. Com o auxilio dessa ferramenta, você vai se sentir mais seguro para tomar decisões, seja para apresentar sua ideia de negócio ao mercado, buscar parceiros ou investidores, definir estratégias de relacionamento e até expandir as atividades da empresa.

 

3 – PERSPECTIVA DE PARA ONDE QUERMOS CHEGAR

Se não sabemos onde queremos chegar, qualquer destino é possível, inclusive o fracasso. Traçar a perspetiva futura de um negócio é essencial para definir a melhor estratégia a ser seguida.

O primeiro passo é definir a missão do nosso negócio, que representa o propósito da nossa empresa, é onde pretendemos estar daqui há um tempo. Paralelo a isso, é muito importante estabelecer a visão do empreendimento, que consiste na direção que a empresa pretende seguir. Por fim, o empreendedor deve pensar nos valores de sua empresa. Esses são os princípios éticos que deverão estar presentes no comportamento de todos os funcionários e na relação da empresa com os seus clientes, fornecedores e parceiros. Com isso, consegue-se  estabelecer objetivo a longo prazo e trabalhar nessa perspetiva

 

4 – CRESCIMENTO ESTRUTURADO E ACOMPANHAMENTO DE RESULTADOS

Após ter claras a missão e a visão do negócio, devemos definir os desafios a serem enfrentados, os objetivos. Precisamos de planejar o caminho mais eficiente para alcançar, por meio de planos de ação e metas.

Nessa etapa, é importante construir um mapa estratégico do negócio. Uma das ferramentas mais utilizadas para isso é o Balanced Score Card, que tem como função avaliar o desempenho da empresa em relação à perspetiva como financeira, de clientes, aprendizado e crescimento e processos internos. Os objetivos devem ser específicos a cada perspetiva, e devem estar sempre alinhados.

Para cada objetivo devem ser escolhidas métricas e metas atingíveis a fim de tornar o crescimento do negócio algo mensurável. Com isso, você poderá desenvolver planos de ação claros e coerentes com as capacidades técnicas dos colaboradores que irão executá-los. Isso garante que todos estejam sempre trabalhando com um rumo bem definido e potencializa o alcance das metas.

 

5 – ÓTIMO POSICIONAMENTO NO MERCADO

Todo empreendedor consciente necessita entender o mercado em que atua.  No panejamento, devemos posicionar o nosso negócio, analisando o impacto dele e as respostas de diversos fatores do próprio mercado no seu empreendimento, sejam eles internos ou externos. Nessa etapa, podemos utilizar uma ferramenta chamada Análise SWOT, na qual deverão ser listadas todas as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da nossa ideia. Para aprofundar ainda mais a inserção do empreendimento no mercado, devemos analisar fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos e até ambientais, contidos na Análise PESTA, a fim de verificar se algum deles representa um acelerador ou uma barreira para o seu crescimento.

Ao estudar os fornecedores, consumidores e até concorrentes, você poderá avaliar a força do empreendimento frente a deles.  Isso vai permitir que encontremos as oportunidades no mercado e antecipar sobre como o nosso produto ou serviço corresponderá às expectativas dos clientes. Desse modo, seremos capazes de obter vantagens competitivas em relação a concorrentes e observar o êxito do empreendimento.

6 – AUMENTO NAS CHANCES DE ATINGIR OS CLIENTES CERTOS

Um dos grandes desafios para quem tem poucos conhecimentos de marketing é o de garantir que os valores criados para o produto ou serviço cheguem corretamente nos clientes certos e atendam suas necessidades

 

7 – CONTROLE FINANCEIRO DO NEGÓCIO

No contexto do mercado atual, bastante competitivo, apenas produzir e vender não é o suficiente. Nós precisamos de controlar as finanças do nosso negócio, e isso demanda tempo e métodos capazes de gerar informações boas e úteis em tempo suficiente para tomadas de decisão.

No panejamento financeiro podemos mapear todos os custos, desde investimentos iniciais, despesas operacionais e até custos para manter a empresa em funcionamento. Isso possibilita visualizar informações relevantes como, por exemplo, o tempo de retorno do investimento, o que pode ser muito atrativo para potenciais investidores.

Além disso, ao colocar o negócio em prática, o empreendedor poderá usar o panejamento para diversos fins, como, por exemplo: montar um orçamento, acompanhar as contas, saber se há sobra ou falta de recursos, tomar providências para nivelar o orçamento e fazer investimentos.

Desvantagens de um excelente plano de negócio

Como tudo, um excelente plano de negócio também tem as suas desvantagens. Bom, não é o plano em si que tem desvantagens, afinal ele é excelente. As desvantagens estão diretamente relacionadas com o esforço necessário para a concretização de um excelente plano de negócio. Assim sendo, as desvantagens são as seguintes.

 

Requer esforço em pensamento e pesquisa;

Pode levar a críticas e desafios inesperados;

Requer honestidade e uma avaliação crítica de quem o elabora;

Necessita de atualizações regulares e recorrentes.