Um Plano de Negócios (PN) é definitivamente um instrumento essencial quando se pretende iniciar um novo projeto de negócio. É uma ferramenta fulcral de apoio ao empreendedor, que pode levar a uma tomada de decisão e marcar a diferença entre vencer ou fracassar.
O PN permite estruturar e analisar a viabilidade de uma ideia. Ajuda a criar um foco e obriga a uma investigação mais detalhada na procura por informação, seja ela do mercado, do produto, dos clientes ou da concorrência, assegurando que o empreendedor fica a conhecer os pontos fortes e fracos do seu projeto, olhando para o seu negócio de forma objetiva e crítica.
Ao descrever passo a passo o seu projeto, o empreendedor poderá fazer uma avaliação prévia, aperfeiçoar estratégias que evitem fatores de risco e ampliar a visão do seu negócio, aumentando as suas possibilidades de sucesso.
Além disso ter um PN facilita a apresentação do projeto a potenciais investidores pois de uma forma geral inclui planos de marketing, planos de operações e o plano financeiro, permitindo simular situações favoráveis e desfavoráveis e calculando o retorno do capital investido. Um PN pode ser tão importante quanto decidir se é ou não o momento de investir.
Claro que nem tudo são maravilhas fazer um Plano de Negócios requer TEMPO e TRABALHO. Para quem nunca realizou nenhum não é “pêra doce” e para quem já fez algum continua a ser um trabalho árduo.
Um excelente plano de negócio tem as suas desvantagens que estão diretamente relacionadas com o esforço necessário para a sua concretização. Fazer um PN requer esforço e pesquisa, honestidade e uma avaliação crítica de quem o elabora, pode levar a críticas e desafios inesperados e necessita de atualizações regulares e recorrentes.
No final, não é um Plano de Negócios que garante o sucesso de qualquer negócio mas iniciar um negócio sem um Plano de Negócio é definitivamente muito mais arriscado.