Seguidamente apresento dois exemplos de anúncios de emprego que poderão ser caracterizados como eficazes ou ineficazes, nomeadamente:
TIPO I - Anúncio de emprego EFICAZ
Exemplo: http://www.net-empregos.com/detalhe_anuncio.asp?REF=4564895
Neste exemplo, verifica-se que o mesmo é elucidativo, tendo em consideração que possui a maioria das informações que poderão ser identificadas como requisitos a um anúncio eficaz. Relativamente às informações que não constam do mesmo e que poderiam constar de forma a ser completamente eficaz, identificam-se:
- Identificar a posição que o profissional assumirá na estrutura hierárquica da empresa;
- Informação sobre a empresa, como por exemplo área de negócio, missão, objetivos e posição na indústria (apesar da empresa empregadora está devidamente identificada e é uma empresa reconhecida na área);
- Tipo de oportunidade claramente identificada (part-time, tempo inteiro, etc.);
- Informação sobre o valor (ou intervalo) da remuneração e eventuais comissões e benefícios (ex. seguro de saúde, telemóvel e carro da empresa);
- Há informação sobre os documentos e procedimentos necessários para candidatura, sendo que para um dos meios de candidatura identificados (e-mail) não são identificados os documentos a enviar.
TIPO II - Anúncio de emprego INEFICAZ
Neste exemplo, verifica-se que o mesmo não é elucidativo, tendo em consideração que não possui diversas informações que poderão ser identificadas como requisitos a um anúncio eficaz, nomeadamente:
- Não especifica a posição que o profissional assumirá na estrutura hierárquica da empresa;
- Não estão claros os requisitos preferenciais necessários para o desempenho de funções;
- Não estão claramente identificada a empresa recrutadora. Apenas é indicado o sector de atividade da mesma;
- Não inclui informação sobre o local onde será realizado o trabalho.