1 – SEGURANÇA
Ao planejar a criação do seu negócio, você vai poder testar e validar sua ideia antes de começar a investir com total segurança. De acordo com Paulo Valery, consultor do Sebrae, 60% das companhias fecham por não ter um plano de negócios definido. Dessa forma, podemos concluir que pensar e planejar a criação do próprio empreendimento tornam maiores as chances do mesmo ter o tão esperado sucesso.
2 – CONHECER O SEU NEGÓCIO
Para conseguir investidores e/ou apoiadores, você vai precisar mostrar o valor da sua ideia e como ela irá funcionar. Entretanto, nem sempre é fácil torná-la visual e de fácil compreensão. Frente a esse problema, recomendamos o uso de ferramentas como o Business Model Canvas, que são ótimas para quem quer modelar um empreendimento de forma clara e versátil, possibilitando um maior entendimento do negócio.
O Canvas é dividido em nove blocos, onde cinco compõem o Fronstage – Segmento de clientes, Proposta de valor, Relacionamentos, Canais e Fonte de receita – e os outros quatro compõem o Backstage – Parcerias-chave, atividades-chave, Recursos-chave e Estrutura de custos. Com o auxilio dessa ferramenta, você vai se sentir mais seguro para tomar decisões, seja para apresentar sua ideia de negócio ao mercado, buscar parceiros ou investidores, definir estratégias de relacionamento e até expandir as atividades da empresa.
3 – PERSPECTIVA DE ONDE QUER CHEGAR
Se você não sabe onde quer chegar, qualquer destino é possível, inclusive o fracasso. Traçar a perspectiva futura de um negócio é essencial para definir a melhor estratégia a ser seguida.
O primeiro passo é definir a missão do seu negócio, que representa o propósito da sua empresa, é onde você pretende estar daqui a um tempo. Paralelo à isso, é muito importante estabelecer a visão de seu empreendimento, que consiste na direção que a empresa pretende seguir. Por fim, o empreendedor deve pensar nos valores de sua empresa. Esses são os princípios éticos que deverão estar presentes no comportamento de todos os funcionários e na relação da empresa com os seus clientes, fornecedores e parceiros. Com isso, você consegue estabelecer seus objetivo a longo prazo e trabalhar em cima disso.
4 – CRESCIMENTO ESTRUTURADO E ACOMPANHAMENTO DE RESULTADOS
Após ter claras a missão e a visão do negócio, você deverá definir os desafios a serem enfrentados, os objetivos. Além disso, será necessário planejar o caminho mais eficiente para alcançá-los, por meio de planos de ação e metas.
Nessa etapa, é importante construir um mapa estratégico do negócio. Uma das ferramentas mais utilizadas para isso é o Balanced Score Card, que tem como função avaliar o desempenho da empresa em relação à perspectivas como financeira, de clientes, aprendizado e crescimento e processos internos. Os objetivos devem ser específicos de cada perspectiva, entretanto, devem estar sempre alinhados.
Para cada objetivo devem ser escolhidas métricas e metas atingíveis a fim de tornar o crescimento do negócio algo mensurável. Com isso, você poderá desenvolver planos de ação claros e coerentes com as capacidades técnicas dos colaboradores que irão executá-los. Isso garante que todos estejam sempre trabalhando com um rumo bem definido e potencializa o alcance das metas.
5 – ÓTIMO POSICIONAMENTO NO MERCADO
Todo empreendedor consciente necessita entender o mercado em que atua. No planejamento, você poderá posicionar o seu negócio, analisando o impacto dele e as respostas de diversos fatores do próprio mercado no seu empreendimento, sejam eles internos ou externos. Nessa etapa, você pode utilizar uma ferramenta chamada Análise SWOT, na qual deverão ser listadas todas as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da sua ideia. Para aprofundar ainda mais a inserção do empreendimento no mercado, você também deve analisar fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos e até ambientais, contidos na Análise PESTA, a fim de verificar se algum deles representa um acelerador ou uma barreira para o seu crescimento.
Ao estudar seus fornecedores, consumidores e até concorrentes, você poderá avaliar a força do empreendimento frente à eles. Isso vai permitir que você enxergue oportunidades no mercado e vai antecipá-lo sobre como o seu produto ou serviço corresponderá às expectativas dos clientes. Desse modo, você vai ser capaz de obter vantagens competitivas em relação a seus concorrentes e observar o êxito do empreendimento.
Desvantagens
1- Pouca flexibilidade após a execução do plano de negócios
2- Possíveis custos adicionais
3- Previsão de volume de negócios à base de estimativas no processo inicial ao produto