Embora a existência de um plano de negócio não garanta o sucesso do negócio, é uma ferramenta fundamental para monitorizar o progresso do mesmo. A elaboração do plano obriga a rever os mais diversos aspetos do negócio (recursos humanos, recursos financeiros, mercado, etc), abrangendo aspetos que de outra forma poderiam ser descurados. Por outro lado, para que seja efetivo, o plano de negócio não deve ser estático, deve-se alterar à medida que o negócio de desenvolve, e deve ser adaptado à medida que os objetivos são atingidos/alterados.
É possível tentar iniciar um negócio sem elaborar um plano previamente, contudo, este processo tem muitas potencialidades que não são tão facilmente atingíveis de outra forma, nomeadamente:
- Testar a viabilidade da ideia de negócio: verificar se a ideia é viável antes de a executar. Permite poupar tempo e dinheiro, caso se conclua que não é viável, e assim partir para uma outra ideia.
- Dar ao negócio a melhor hipótese de ter sucesso: O tempo despendido na redação de um plano de negócios ajuda no período de inicialização e evita imprevistos à medida que o negócio se vai estabelecendo.
- Garantir o financiamento (empréstimos bancários): um plano de negócio bem desenvolvido é fundamental para obter financiamentos das instituições bancárias, que permitem dar seguimento ao negócio.
- Fazer uma planificação viável e efetiva: as empresas são dinâmicas, mudam e crescem. O plano de negócios original da empresa pode ser adaptado à medida que novos objetivos são definidos.
- Atrair investidores: uma apresentação verbal pode atrair interesse, mas não substitui um documento bem escrito que possa ser analisado para possíveis investimentos.