Roteiro - Atividade B

Atividade B – Identificação das fases e dos cuidados na estruturação de um projeto de negócio

Tarefa B.3 - Reflexão sobre vantagens e desvantagens inerentes à elaboração de um Plano de Negócios

Propósito: o propósito desta tarefa é propiciar um espaço de reflexão sobre as vantagens e desvantagens inerentes à elaboração de um Plano de Negócios, promovendo a discussão entre os participantes do curso sobre a temática em apreço. 

Tempo de concretização previsto: 40 minutos 

Orientações 

1. Para a concretização desta tarefa, deve participar no Fórum #2.B.3 – Reflexão sobre vantagens e desvantagens inerentes à elaboração de um Plano de Negócios, publicando, pelo menos, um comentário em reação à seguinte afirmação: 


A existência de um Plano de Negócios não garante o sucesso de qualquer negócio. Em si mesmo, este documento deve ser visto como uma ferramenta de apoio à estruturação, defesa e validação de uma ideia de negócio, através do qual o empreendedor obtém elementos para decidir se deve ou não iniciar um novo projeto de negócio. Mas o facto de se iniciar um negócio sem um Plano de Negócio é muito arriscado. 

2. Para desenvolver uma exposição compreensiva do assunto, devidamente fundamentada, poderá recorrer a fontes diversas, mobilizando outros pontos de vista sobre o assunto em análise e indicando as referências consultadas. 

3. Aproveite ainda para interagir com os participantes deste fórum, lendo e comentando as observações e reflexões que vão sendo realizadas a propósito desta temática.