Roteiro - Atividade D

Roteiro - Atividade D


Actividade D – Construção de CV e apresentação de candidatura espontânea

Tarefa D.2 – Organização da documentação base para a elaboração do CV

Propósito: o propósito desta tarefa é promover o desenvolvimento de competências de organização das informações e da documentação de base para a elaboração de qualquer tipo de CV.

Tempo de concretização previsto: 1 hora e 20 minutos

Orientações

  1. Como vimos na tarefa anterior, existem diferentes maneiras de estruturar um CV. Dependendo da forma que escolher deve incluir umas secções ou outras, ou destacar mais do que uma competência ou, por vezes, omitir algumas! Nos modelos de currículo mais tradicionais e que ainda prevalecem, centrados na organização cronológica ou funcional do currículo, há um conjunto de elementos base a considerar na sua organização e elaboração. Para identificar esses elementos, comece por ler as orientações presentes no «Guia de Apoio à Procura de Emprego» do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP):
    • Elabore o seu currículo de acordo com as seguintes rubricas (pp.18-20), disponível aqui.
  2. Depois, crie um documento de texto e grave-o no seu computador com o título "cv_Nome".
  3. Com o documento aberto, comece por listar a designação de todas as rubricas para a elaboração do seu Currículo Vitae, de acordo com as orientações acima indicadas.
  4. Prossiga a tarefa, preenchendo cada rubrica com os seus dados pessoais e profissionais. Por exemplo, na rubrica Formação Escolar e Profissional deverá, entre outros aspetos, indicar as qualificações que possui, quer se trate de uma formação escolar ou profissional.
  5. Recolha todos os seus documentos/certificados de formação e habilitações e, se ainda não os tiver em formato digital, faça um scan desses documentos e guarde-os numa pasta no seu computador. Se não tiver um equipamento específico para digitalização de documentos, pode usar, por exemplo, umas das muitas aplicações gratuitas e disponíveis para usar em smartphones ou tablets, tal como o Genius Scan ou CamScanner.
  6. Depois, junte todos os documentos no seu computador numa pasta única com o título . Note que esta pasta pode ser a sua “base de dados” para todos os modelos de CV que vier a elaborar.
  7. Por fim, zipe a pasta criada e envie-a para o seu formador através da área criada para o efeito em Entrega de Trabalho #3.D.2 – Documentação base para construção do CV