Roteiro - Atividade C

Atividade C - Análise de condições e fatores que podem afetar o empreendedorismo

Tarefa C.1 – Análise de condições estruturais do empreendedorismo

Propósito: o propósito desta tarefa é favorecer a exploração, identificação e análise das condições estruturais mais e menos favoráveis à atividade empreendedora em Portugal, através de exercícios de leitura e interpretação de dados oportunamente indicados. 

Tempo de concretização previsto: 25 minutos 

Orientações

1. Leia com atenção o Texto #1.C.1 - Avaliação das Condições Estruturais do Empreendedorismo em Portugal, disponível aqui. Se achar conveniente, imprima o texto para destacar as ideias principais e os pormenores mais significativos. 

2. A seguir faça o download da Ficha de Registo #1.C.1 – Análise das Condições Estruturais do Empreendedorismo, disponível aqui, e guarde-a no seu computador. Ao gravar o ficheiro, não se esqueça de acrescentar o seu nome ao nome do ficheiro (ex.FR1.C.1_NomeApelido). 

3. Abra o ficheiro (ou imprima-o, se for mais fácil) e certifique-se que compreende as questões que lhe são feitas e o tipo de informações que necessita de apresentar para concretizar esta tarefa. 

4. Releia o texto indicado e, nesta fase, analise de forma mais detida os resultados que lhe são apresentados graficamente. Tome as notas que achar convenientes, tendo em mente as questões a que precisa de responder. 

Nota: A partir do texto previamente indicado é possível responder a todas as questões. Todavia, se desejar aprofundar o conhecimento sobre estudo ou simplesmente aceder a informação mais detalhada para complementar ou fundamentar melhor a sua análise, poderá consultar o descritivo dos resultados na fonte original, consultando nomeadamente o terceiro capítulo do relatório GEM Portugal 2013 | 2004-2013: Uma Década de Empreendedorismo em Portugal, pp.49-69, disponível online em http://www.spi.pt/UserFiles/File/Documentos/75/gem_portugal_2013_final.pdf

5. Depois de responder às questões solicitadas, envie a ficha para o seu formador através da área criada para o efeito em Entrega da Ficha de Registo #1.C.1 – Análise das Condições Estruturais do Empreendedorismo, certificando-se que o seu nome consta da designação do ficheiro.