Roteiro - Atividade E

Roteiro - Atividade E


ATIVIDADE E - Desenvolvimento de estratégias para melhorar o desempenho em entrevistas de emprego

Tarefa E.2 – Análise de comportamentos/respostas em situação de entrevista

Propósito: o propósito desta tarefa é contribuir para saber como agir e como estar preparado para as perguntas mais complicadas em situação de entrevista de emprego.

Tempo de concretização previsto: 40 minutos

Orientações

  1. Em situação de entrevista, interlocutor vai procurar confirmar a impressão com que ficou depois de ler o currículo do entrevistado (candidato), procurando conhecer melhor a sua forma de agir e de sentir e verificando as informações prestadas no seu currículo. Ter um bom Dossier de Candidatura é fundamental, como se viu na tarefa anterior, mas é necessário dedicar mais algum tempo à organização de ideias para saber como agir numa entrevista e como estar preparado para as perguntas mais complicadas. Para este propósito, entre muito outros artigos que facilmente encontrará na Internet, leia atentamente os dois textos a seguir indicados, ambos retirados do «Guia de Apoio à Procura de Emprego» do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP):
    • Na situação de entrevista… que fazer? (pp.61-63), disponível aqui.
    • Na entrevista… tenha presente (pp.64-66), disponível aqui.
  2. De seguida, veja o Video #3.E.2 - Simulação de uma entrevista de emprego ,
  3. e faça uma análise sobre o tipo de respostas da/o entrevistada/o, a postura e o interesse demonstrados ao longo da entrevista, considerando nomeadamente os seguintes aspetos:

    • Forma de introdução à entrevista;
    • Aprofundamento de questões curriculares (habilitações, cursos de formação profissional, experiência profissional, funções/responsabilidades desempenhadas, competências, etc.);
    • Motivações apresentadas para a candidatura;
    • Conhecimento sobre a empresa que oferece a vaga;
    • Atitude da/o candidata/o face ao trabalho a desempenhar;
    • Postura da/o candidata/o ao longo da entrevista (ex.naturalidade, simpatia, tiques, clareza e objetividade, atenção ao entrevistador, contacto visual, expressão oral, etc.) ;
    • Pertinência das questões feitas pela/o candidata/o para obter mais informações sobre o emprego em causa.
  4. Para registar a sua análise, faça o download da Ficha de Registo #3.E.2 – Análise de comportamentos/respostas em situação de entrevista, disponível aqui, e guarde-a no seu computador, acrescentado o seu nome ao nome original do ficheiro (ex.FR3.E.1_NomeApelido).
  5. Finalizada a tarefa, envie a ficha para o seu formador através da área criada para o efeito em Entrega da Ficha de Registo  #3.E.2 – Análise de comportamentos/respostas em situação de entrevista.