Roteiro - Atividade D

Roteiro - Atividade D


Actividade D – Construção de CV e apresentação de candidatura espontânea

Tarefa D.3 – Criação de um CV Europass

Propósito: o propósito desta tarefa é promover a aplicação das regras de elaboração de um CV, tirando partindo de modelos e ferramentas digitais específicas para a criação de um CV Europass.

Tempo de concretização previsto: 60 minutos

Orientações

  1. Embora o modelo CV Europass possa, em alguns casos, dificultar a inclusão de informações personalizadas face à função a que se candidata, o certo é que é um modelo que continua a ser solicitado de forma explícita em vários casos de candidaturas a empregos, sendo ainda o mais utilizado para candidaturas noutro país da União Europeia. Para conhecer os objetivos do Europass, assim como a diversidade de ferramentas existentes para apoiar a apresentação das suas qualificações e competências de forma clara e facilmente compreensível na Europa, comece por dedicar algum tempo à exploração do respetivo portal (https://europass.cedefop.europa.eu/pt)
  2. Depois dessa exploração prévia, crie o seu CV Europass, escolhendo uma das seguintes opções:
    1. Utilizar o editor em linha Europass
    2. A utilização do editor em linha Europass é gratuita e não requer qualquer tipo de inscrição, mas implica estar ligado à Internet. Pode aceder a esta aplicação através do Portal Europass (https://europass.cedefop.europa.eu/pt) ou, de forma mais direta, clicando aqui.

      Depois de aceder à aplicação, encontrará cinco áreas essenciais para preenchimento, mas todas elas opcionais, permitindo que adapte o seu CV em função do posto a que se candidata.

      Encontrará ainda, no lado direito do ambiente de trabalho desta aplicação, um conjunto de , que lhe permitirão:

      • adicionar uma <Fotografia> (fazendo o upload de um ficheiro .PNG ou .JPG, com um máximo de 1MB);
      • listar <Outras competências> que possui e que considere relevantes para o posto de trabalho que pretende;
      • indicar a(s) categoria(s) da sua <Carta de Condução> caso lhe seja solicitada essa informação;
      • adicionar <Informação adicional> relevante para a sua candidatura (por exemplo, participação em projetos, filiações, etc.);
      • incluir <Anexos>, fazendo o upload de dos documentos comprovativos que lhe forem solicitados.

      Depois de familiarizado com o ambiente e com as funcionalidades desta aplicação, preencha os campos predefinidos para a elaboração do CV utilizando a informação que previamente listou no documento elaborado na tarefa anterior (Tarefa D.2). Tenha em consideração que todos os campos predefinidos são opcionais, pelo que os que não forem preenchidos serão automaticamente removidos.

      Finalizada a edição online do CV, descarregue o ficheiro criado, selecionando o formato que lhe pareça mais adequado, assim como o local para onde pretende exportar o ficheiro (computador, e-mail, Dropbox, Google Drive, OneDrive).

      Nota 1: somente os ficheiros no formato “Adobe® XML Europass PDF + Europass XML” podem ser importados e atualizados online, numa fase posterior, no editor Europass, pelo que esta será a opção mais indicada para proceder posteriormente à atualização do CV.

      Nota 2: como irá verificar, no editor em linha Europass também poderá redigir uma carta de motivação, que deve acompanhar o CV sempre que solicitado pelo empregador ou nos processos de candidatura espontânea (neste último caso é mais frequente o uso do termo «carta de apresentação» - como vermos na próxima atividade). Eis a apresentação do ambiente do editor em linha da carta de motivação:

    3. Utilizar o modelo Europass
    4. Seguindo esta opção, deve começar por fazer o download do «CV_template», disponível no portal Europass aqui, escolhendo o formato que lhe for mais conveniente (Word ou OpenDocument). Depois, guarde o ficheiro no disco rígido do seu computador.

      Entretanto, e antes de iniciar a edição do seu CV Europass, consulte as instruções para o seu preenchimento, igualmente disponíveis no portal Europass aqui.

      Depois abra o ficheiro «CV_template» e prossiga com o preenchimento das várias rubricas, escrevendo os seus dados pessoais na coluna da direita. Neste processo de edição deve respeitar a paginação do modelo, bem com o tipo de letra utilizado.

  3. Quando tiver finalizado a edição do seu CV, envie o ficheiro em formato .PDF através da área criada para o efeito em Entrega do Trabalho #3.D.3 -  CV Europass.