Roteiro - Atividade D

Roteiro - Atividade D


Actividade D – Construção de CV e apresentação de candidatura espontânea

Tarefa D.1 – Análise das vantagens e desvantagens de diferentes modelos de CV

Propósito: o propósito desta tarefa é ampliar o conhecimento sobre as características de diferentes modelos de CV, nomeadamente os que se utilizam mais frequentemente, mediante análise das vantagens e desvantagens o que, por sua vez, promoverá a compreensão sobre a forma como se poderá adequar o CV em função de diferentes contextos, perfis e experiências profissionais.

Tempo de concretização previsto: 1 hora e 10 minutos

Orientações

  1. Por definição, o Curriculum Vitae (CV) é o resumo de todas as informações sobre uma pessoa, que são suscetíveis de interessar ao empregador, tais como os estudos, a experiência profissional, as informações pessoais e as referências. A organização e apresentação deste resumo deve ser feita da forma que parecer mais vantajosa para levar os empregadores a querer conhecer o/a candidato/a. Embora não exista um modelo de CV ideal, existem alguns modelos que podem servir de base para a elaboração de um CV personalizado e adaptado a cada caso. Para se inteirar dos modelos de CV mais comuns, comece por ler os seguintes quatros artigos disponíveis online:
  2. Depois de ler os textos acima indicados, faça o download da Ficha de Registo #3.D.1 – Vantagens e desvantagens de diferentes tipos de CV, disponível aqui, e guarde-a no seu computador. Ao gravar o ficheiro, não se esqueça de acrescentar o seu nome ao nome do ficheiro (ex.FR3.D.1_NomeApelido).
  3. Abra o ficheiro (ou imprima-o, se for mais fácil) e leia as instruções com calma para compreender as informações solicitadas.
  4. Volte a rever os textos previamente indicados e, com base neles, identifique e registe na ficha fornecida as vantagens e desvantagens de cada um dos quatro modelos de CV selecionados para análise (CV cronológico, CV funcional, CV Europass e CV vídeo).
  5. Depois de finalizar este exercício, envie a ficha para o seu formador através da área criada para o efeito em Entrega Ficha de Registo #3.D.1 – Vantagens e desvantagens de diferentes tipos de CV, certificando-se que o seu nome consta da designação do ficheiro.