Comunicação na Plataforma e-learning
2 Comunicar na Plataforma eLearning
2.2 Modo Assíncrono
Em contextos em que a comunicação não pode ser imediata, por incompatibilidade de agenda ou acesso a um computador, existem soluções de comunicação assíncrona que registam temporalmente as mensagens (em formato texto, áudio ou vídeo) permitindo que os utilizadores comuniquem em tempos diferidos.
A actividade Fórum é uma excelente ferramenta para este tipo de comunicação. Como não força a uma resposta imediata por parte dos seus participantes, o fórum permite ao utilizador reflectir melhor sobre as suas ideias e elaborar uma mensagem mais complexa. Também permite anexar ficheiros e a utilização de áudio e vídeo.
O conteúdo dos tópicos publicados nos fóruns de um curso, são visíveis por todos os utilizadores desse mesmo curso.
Dentro de um curso, todos os fóruns podem ser editados pelos utilizadores, à excepção do fórum Notícias que só pode ser editado pelos utilizadores com perfil de editores. O fórum Notícias destina-se à comunicação unidireccional entre os editores e os adultos/formandos.
Cada conteúdo que der entrada num fórum, origina um email enviado a todos os utilizadores inscritos no curso.
A ferramenta Envio de mensagens permite a comunicação privada entre dois utilizadores. Sempre que a plataforma envia uma mensagem a um utilizador, envia simultaneamente um email com o mesmo conteúdo para a conta de email que está associada ao seu perfil.
Num curso, os editores podem enviar a mesma mensagem a mais do que um utilizador, através da ligação Participantes do bloco Pessoas.