Comunicação na Plataforma e-learning

a

2 Comunicar na Plataforma eLearning

Embora a definição de comunicação englobe várias ferramentas computacionais, neste tópico intitulado "Comunicar" iremos abordar as ferramentas da Plataforma dedicadas à comunicação entre os diversos utilizadores.

Nos tópicos "Colaborar" e "Inquirir" serão abordadas outras ferramentas que se enquadram em outras formas de interacção.


O processo de ensino/aprendizagem exige aos editores e adultos/formandos diferentes contextos de comunicação.

Por exemplo, numa sessão de formação existe a necessidade do formador comunicar aos formandos os objectivos, conteúdos, critérios de avaliação ou responder a dúvidas. Para além da interacção na sessão, existem sempre pedidos de apoio ou comentários de formandos, aos quais o formador tem que responder ou orientar para uma solução. Nem sempre é possível dar resposta a todas as solicitações, devido a limitações de tempo e à distância entre utilizadores.


As actuais ferramentas de comunicação permitem contornar as barreiras temporais e espaciais, possibilitando aos vários intervenientes comunicarem entre si, de forma imediata (modo síncrono) ou não imediata (modo assíncrono).


Actualmente, a Plataforma eLearning dispõe de várias ferramentas que permitem a comunicação entre editores e adultos/formandos em diferentes contextos.