Comunicação na Plataforma e-learning

1 Comunicação Mediada por Computador

A Comunicação mediada por computador é descrita como uma forma de interacção humana através de dois, ou mais, computadores ligados em rede entre si. Embora o termo tenha sido tradicionalmente aplicado para as comunicações que ocorrem através de formatos computacionais (exemplos: emails, sala de chat, instant messenger), também têm sido aplicados a outros formatos de interacção baseada em texto como text messaging.


A pesquisa sobre este tema, foca-se bastante nos efeitos sociais das diferentes tecnologias de comunicação suportadas por computador. Estudos mais recentes englobam também redes sociais online suportadas por social software (social networking).


Os sistemas mais utilizados incluem o email, vídeo, áudio e chat, jornais, list servers. A utilização destes sistemas está a mudar rapidamente com o desenvolvimento de novas tecnologias, onde os blogs também têm tido um papel importante, bem como o RSS e Wikis, ferramentas associadas à Web 2.0.


A forma como as pessoas comunicam em contextos profissionais, educativos e pessoais variam bastante, dependendo não só do ambiente mas também dos sistemas utilizados.


A comunicação pode ser caracterizada em modo síncrono e em modo assíncrono. No modo síncrono, todos os participantes estão ligados ao mesmo tempo (real time) e interagem num ambiente computacional comum, enquanto no modo assíncrono a comunicação pode ocorre em tempos diferidos.