Roteiro - Atividade B

Site: Plataforma e-learning do IEFP, IP
Curso: Competências Empreendedoras e Técnicas de Procura de Emprego
Livro: Roteiro - Atividade B
Impresso por: Visitante
Data: Friday, 27 de January de 2023 às 01:37

Atividade B – Identificação das fases e dos cuidados na estruturação de um projeto de negócio

Teoricamente, a identificação de uma boa ideia de negócio pode marcar o início de um projeto de negócio. Mas para se poder estruturar e defender uma nova ideia de negócios, assim como para se concluir sobre a viabilidade do negócio em vista, ainda há um longo percurso a realizar. 

E, neste percurso, um dos passos fundamentais passa não apenas pelo conhecimento das fases inerentes a qualquer projeto, mas também pela criação de um Plano de Negócios que esteja concebido para concretizar a ideia que se pretende implementar e para solucionar os problemas que inevitavelmente aparecerão. 

Esta atividade, com uma duração prevista de 2 horas e 45 minutos, integra três tarefas distintas que, no seu conjunto, criarão as bases estruturantes para a elaboração de um Plano de Negócios focado nas linhas essenciais do projeto. Um percurso formativo que iniciará com a clarificação de conceitos-chave e culminará com uma reflexão sobre vantagens e desvantagens inerentes à elaboração de um Plano de Negócios.

Tarefa B.1 – Delimitação de conceitos-chave

Propósito: o propósito desta tarefa é criar as bases estruturantes para o conhecimento das fases que integram o ciclo de vida de qualquer projeto, mediante leitura e interpretação de um texto sobre a temática em estudo. 

Tempo de concretização previsto: 40 minutos 

Orientações 

1. Leia atentamente o Texto #2.B.1 - Fases de um projeto: definições e conceitos, disponível aqui. Para facilitar a leitura e obter uma melhor compreensão dos conceitos em análise, pode imprimir o texto e fazer as anotações que considerar necessárias no próprio documento. 

2. Depois de ler o texto indicado, faça o download da Ficha de Registo #2.B.1 - Fases de um projeto: definições e conceitos, disponível aqui, e guarde-a no seu computador. Ao gravar o ficheiro, não se esqueça de acrescentar o seu nome ao nome do ficheiro (ex.FR2.B.1_NomeApelido). 

3. Abra o ficheiro (ou imprima-o, se for mais fácil) e leia o documento com calma para responder às questões que lhe são colocadas. 

4. No final deste exercício, envie a ficha para o seu formador através da área criada para o efeito em Entrega da Ficha de Registo #2.B.1 - Fases de um projeto: definições e conceitos.

Tarefa B.2 - Análise das características elementares de um Plano de Negócios

Propósito: o propósito desta tarefa é favorecer a exploração e análise das características elementares daquele que pode ser considerado o principal documento de estruturação de qualquer projeto empresarial – o Plano de Negócios, também considerado como uma das ferramentas de planeamento estratégico mais importante para analisar cuidadosamente todos os detalhes inerentes a qualquer negócio. 

Tempo de concretização previsto: 01h25 

Orientações

1. Considerando que são várias as entidades especialistas na temática do empreendedorismo que, em Portugal, disponibilizam manuais nos quais descrevem as etapas de elaboração de um Plano de Negócios, o trabalho de exploração e análise das características elementares de um Plano de Negócios será feito com base na leitura de dois guiões disponíveis online, designadamente: 

  • Guião 1: Como elaborar um plano de negócios: guia explicativo (IAPMEI, 2016), obra em formato PDF disponível para download aqui.
  • Guião 2: Guião para a elaboração do Plano de Negócios (Projeto rs4e, 2006), obra em formato PDF disponível para download aqui

2. Faça o download dos Guiões acima indicados para o seu computador e comece por fazer uma leitura geral dos mesmos. 

3. Para focalizar a leitura e orientar a análise pretendida, faça o download da Ficha de Registo #2.B.2 – Análise das características elementares de um Plano de Negócios, disponível aqui, e guarde-a no seu computador, acrescentado o seu nome ao nome original do ficheiro (ex.FR2.B.2_NomeApelido). 

4. Abra o ficheiro (ou imprima-o, se for mais fácil) e leia o documento com calma para compreender as informações e os dados que deve procurar nos Guiões em estudo.

5. No final, envie o ficheiro para o seu formador através da plataforma do curso, dirigindo-se à área criada para o efeito em Entrega da Ficha de Registo # 2.B.2 - Análise das características elementares de um Plano de Negócios.

Tarefa B.3 - Reflexão sobre vantagens e desvantagens inerentes à elaboração de um Plano de Negócios

Propósito: o propósito desta tarefa é propiciar um espaço de reflexão sobre as vantagens e desvantagens inerentes à elaboração de um Plano de Negócios, promovendo a discussão entre os participantes do curso sobre a temática em apreço. 

Tempo de concretização previsto: 40 minutos 

Orientações 

1. Para a concretização desta tarefa, deve participar no Fórum #2.B.3 – Reflexão sobre vantagens e desvantagens inerentes à elaboração de um Plano de Negócios, publicando, pelo menos, um comentário em reação à seguinte afirmação: 


A existência de um Plano de Negócios não garante o sucesso de qualquer negócio. Em si mesmo, este documento deve ser visto como uma ferramenta de apoio à estruturação, defesa e validação de uma ideia de negócio, através do qual o empreendedor obtém elementos para decidir se deve ou não iniciar um novo projeto de negócio. Mas o facto de se iniciar um negócio sem um Plano de Negócio é muito arriscado. 

2. Para desenvolver uma exposição compreensiva do assunto, devidamente fundamentada, poderá recorrer a fontes diversas, mobilizando outros pontos de vista sobre o assunto em análise e indicando as referências consultadas. 

3. Aproveite ainda para interagir com os participantes deste fórum, lendo e comentando as observações e reflexões que vão sendo realizadas a propósito desta temática.