Roteiro - Atividade A

Site: Plataforma e-learning do IEFP, IP
Curso: Competências Empreendedoras e Técnicas de Procura de Emprego
Livro: Roteiro - Atividade A
Impresso por: Visitante
Data: Sunday, 23 de January de 2022 às 11:48

Descrição

Roteiro - Atividade A

Atividade A - Delimitação do conceito de empreendedorismo

Não há como negar a popularidade em torno do tema empreendedorismo, que se expressa não apenas nas políticas nacionais e internacionais para a criação de empresas, mas também na aposta crescente no âmbito dos sistemas de formação e educação nas temáticas do empreendedorismo. Uma aposta que se concretiza através da inclusão de atividades nos planos curriculares ou mesmo através da oferta de cursos completos em diversos níveis de ensino.

Todavia, o entendimento do termo “empreendedorismo” assume significados distintos, nem sempre coincidentes e nem sempre claros, como acontece aliás com muitos outros termos que acabam por entrar de forma natural nas conversas do nosso quotidiano.

O trabalho que se propõe nesta primeira atividade do curso, com uma duração total estimada de 40 minutos, trata justamente destas questões mediante a realização de 3 tarefas que, no seu conjunto, permitirão clarificar o entendimento de “empreendedorismo” no contexto deste curso.


Tarefa A.1 - Produção de uma definição pessoal sobre “empreendedorismo”

Propósito: o propósito desta tarefa é criar as bases para a exploração do significado de empreendedorismo mediante a produção de uma definição pessoal, sem recurso a qualquer fonte adicional, para explicitar as ideias iniciais em torno deste conceito. 

Tempo de concretização previsto: 10 minutos 

Orientações

1. Sem recorrer a qualquer fonte, pense no que sabe sobre empreendedorismo e registe as suas ideias num bloco de notas ou numa folha de papel. Escreva, por exemplo, três ou quatro palavras que associa a esta temática e a partir delas elabore uma definição sobre o conceito em análise. 

2. Faça o download da Ficha de Registo  #1.A.1 – Definição Pessoal de Empreendedorismo, disponível aqui, e utilize o espaço que for necessário para escrever o que entende por “empreendedorismo”. 

3. No final deste exercício, guarde a ficha de registo no seu computador, acrescentando o seu nome ao nome original do ficheiro (ex. FR1.A.1_NomeApelido).

4. Depois, envie a ficha para o seu formador através da área criada para o efeito em Entrega da Ficha de Registo  #1.A.1 – Definição Pessoal de Empreendedorismo.

Tarefa A.2 - Pesquisa orientada de significados atribuídos a “empreendedorismo”

Propósito: o propósito desta tarefa é possibilitar a identificação e sistematização de diferentes definições sobre empreendedorismo, permitindo confrontar a(s) ideia(s) de partida com outras perspetivas sobre o conceito em análise. 

Tempo de concretização previsto: 15 minutos 

Orientações 

1. Comece por fazer o download da Ficha de Registo #1.A.2 – Definições sobre Empreendedorismo, disponível aqui, e guarde-a no seu computador. Ao gravar o ficheiro, não se esqueça de acrescentar o seu nome ao nome do ficheiro (ex.FR1.A.2_NomeApelido). 

2. Abra o ficheiro (ou imprima-o, se for mais fácil) e leia o documento com calma para compreender as informações e os dados que deve pesquisar, assim como a sua lógica de registo. 

3. Prossiga o desenvolvimento da tarefa, identificando a definição atribuída ao termo “empreendedorismo” em cada uma das páginas web seguintes: 

  1. Wikipédia
  2. Portal do empreendedor
  3. Guia Prático do Empreendedor

4. Identificada a definição de “empreendedorismo” em cada sítio, transcreva-a a para a tabela disponibilizada na Ficha de Registo #1.A.2 – Definições sobre Empreendedorismo. Não se esqueça de indicar fonte e a data de consulta, seguindo a lógica do exemplo seguinte: 


Nota: se desejar, poderá pesquisar e identificar outras definições, acrescentando-as à listagem, juntamente com a indicação da fonte e a data de consulta. Insira tantas linhas na tabela quantas as definições que desejar acrescentar, mantendo portanto a mesma lógica de registo e compilação das informações. 

5. Depois de finalizar esta tarefa, envie a ficha para o seu formador através da área criada para efeito em Entrega da Ficha de Registo #1.A.2 – Definições sobre Empreendedorismo.