Roteiro - Atividade A

Site: Plataforma e-learning do IEFP, IP
Curso: Competências Empreendedoras e Técnicas de Procura de Emprego
Livro: Roteiro - Atividade A
Impresso por: Visitante
Data: sexta-feira, 24 de maio de 2024 às 23:04

Atividade A – Identificação e análise das características essenciais de uma ideia de negócio

Saber identificar e/ou gerar boas ideias de negócio é uma competência fundamental e o primeiro passo para quem deseja montar um negócio próprio ou mesmo expandir um já existente. 

Apesar de não haver fórmulas para identificar boas ideias de negócio, esta primeira atividade do tema 2, com uma duração prevista de 1 hora e 45 minutos, integra três tarefas distintas que, no seu conjunto, criarão as bases estruturantes para o desenvolvimento de qualquer projeto de negócio. Um percurso que iniciará com a clarificação de conceitos-chave e culminará com a exploração de estratégias e técnicas habitualmente usadas para gerar ideias de negócio poderosas.

Tarefa A.1 – Delimitação de conceitos-chave

Propósito: o propósito desta tarefa é criar as bases estruturantes para o desenvolvimento de qualquer projeto de negócio mediante a análise de conceitos-chave, nomeadamente os conceitos de ideia, negócio e inovação, assim como relação entre eles no contexto em análise. 

Tempo de concretização previsto: 30 minutos 

Orientações 

1. Faça uma leitura atenta do Texto #2.A.1 - Ideia, Negócio e Inovação, disponível aqui. Para facilitar a interpretação, tornando a leitura mais dinâmica e proveitosa, faça algumas anotações sobre os conceitos-chave em análise ou, se preferir, imprima o texto e sublinhe os conceitos ou ideias que considera importantes. 

2. Depois da leitura, verifique o nível de compreensão dos conceitos abordados, respondendo ao Mini Teste #2.A.1 – Ideia, Negócio e Inovação, disponível aqui.

Tarefa A.2 – Análise das características essenciais de uma ideia de negócio

Propósito: o propósito desta tarefa é proporcionar a oportunidade de aplicar os conhecimentos desenvolvidos na tarefa anterior através da realização de um exercício prático, que consiste na análise das características essenciais de uma ideia de negócio. 

Tempo de concretização previsto: 35 minutos 

Orientações 

1. Leia com atenção o anúncio que se segue, referente ao lançamento da mais recente inovação da marca STEC - a Gama de produtos Pronto&Forno, publicado a 21 de setembro de 2016 pela Revista Grande Consumo


 “A marca STEC lançou no mercado a sua mais recente inovação, a Gama de produtos Pronto&Forno, sob a assinatura “Deliciosamente Fácil”. Segundo a marca, esta gama tem “uma embalagem inovadora que permite confecionar o produto no forno sem retirar da embalagem”, que traz “grandes vantagens no momento de confeção, designadamente, a facilidade de preparação, a ausência de sujidade no forno, bem como a conveniência na preparação de uma refeição de qualidade nutricional e muito saborosa”. 

 2. Depois, analise as características essenciais da ideia de negócio presente na Gama de produtos Pronto&Forno, considerando as seguintes questões orientadoras:

  • Qual é exatamente a ideia de negócio lançada pela STEC?
  • Trata-se de uma ideia que integra um conceito inédito no mercado?
  • Que características se podem destacar em termos de inovação?
  • Será uma ideia com potencial para ser integrada num novo mercado?

3. Para fundamentar a sua análise pode mobilizar os elementos e informações constantes do texto indicado na tarefa anterior (Tarefa A.1), mas também pode recorrer a outras fontes decorrentes de pesquisas que possa sentir necessidade de fazer para aprofundar o entendimento sobre os conceitos em análise. 

4. Faça o registo da sua análise num documento eletrónico à sua escolha (ex., um editor de texto, uma apresentação de slides, etc.), certificando-se que responde às quatro questões acima enunciadas e que faz a devida referência às fontes consultadas. 

5. Guarde o trabalho no seu computador, gravando o ficheiro com a designação da tarefa e o seu nome (ex_Tarefa2.A.2_NomeApelido). 

6. Depois, envie o ficheiro para o seu formador através da plataforma do curso, dirigindo-se à área criada para o efeito em Entrega do Trabalho #2.A.2 - Análise da Ideia Pronto&Forno.

Tarefa A.3 – Identificação de estratégias e técnicas para gerar ideias de negócio

Propósito: o propósito desta tarefa é proporcionar a oportunidade de explorar e conhecer estratégias e técnicas habitualmente usadas para identificar oportunidades e gerar ideias de negócio, através da sistematização de conteúdos fornecidos, assim como por intermédio da pesquisa autónoma sobre o tema em estudo. 

Tempo de concretização previsto: 40 minutos 

Orientações 

1. Para iniciar a exploração sobre estratégias e técnicas que podem ser utilizadas para gerar ideias de negócio, comece por ver e ouvir o Podcast #2.A.3 - Como gerar ideias de negócio poderosas?, disponível aqui, no qual se reúne e sistematiza algumas das estratégias mais frequentemente usadas para esse fim. 


Sinopse: Neste Podcast vamos explorar algumas das estratégias e técnicas mais usadas para gerar boas ideias de negócio.

2. Depois, faça o download da Ficha de Registo #2.A.3 - Como gerar ideias de negócio poderosas?, disponível aqui, e guarde-a no seu computador, acrescentado o seu nome ao nome original do ficheiro (ex.FR2.A.3_NomeApelido). 

3. Abra o ficheiro (ou imprima-o, se for mais fácil) e leia o documento com calma para compreender as informações e os dados que precisa de recolher para completar esta tarefa. 

4. Para completar estar tarefa, não se esqueça de pesquisar, identificar e sintetizar os aspetos principiais de uma estratégia diferente das que foram apresentadas no Podcast #2.A.3 - Como gerar ideias de negócio poderosas?. Entre muitas outras fontes (tais como livros, revistas, jornais, etc.), poderá consultar o artigo Técnicas para geração de ideias de negócio, onde encontrará outras alternativas para gerar uma ideia de negócio poderosa. 

5. Finalizada a tarefa, envie a ficha para o seu formador através da área criada para o efeito em Entrega da Ficha de Registo #2.A.3 - Como gerar ideias de negócio poderosas?.