Roteiro - Atividade B

Site: Plataforma e-learning do IEFP, IP
Curso: Competências Empreendedoras e Técnicas de Procura de Emprego
Livro: Roteiro - Atividade B
Impresso por: Visitante
Data: Monday, 28 de November de 2022 às 15:42

Atividade B - Exploração de características inerentes ao perfil do empreendedor

Tal como acontece com o conceito de Empreendedorismo, explorado e analisado na atividade anterior, a definição da palavra Empreendedor varia de autor para autor. 

Todavia, os dados que hoje dispomos sobre esta temática permitem traçar um conjunto de características associadas aos profissionais que estão mais bem preparados tanto para trabalhar em qualquer organização de forma apaixonada, como para gerir um negócio em nome individual. 

Nesta segunda atividade do curso, cuja duração prevista é de 1 hora e 10 minutos, irá aprofundar esta matéria através da realização de 3 tarefas que, no seu conjunto, permitirão a identificação das principais características do empreendedor e dos aspetos do ato de empreender, nomeadamente no que respeita a conhecimentos, capacidades e atitudes necessárias tanto para a realização e desenvolvimento pessoal, como para a inclusão social, a cidadania ativa e a criação do próprio emprego.

Tarefa B.1 – Identificação de características associadas ao perfil do empreendedor

Propósito: o propósito desta tarefa é possibilitar a exploração, análise e sistematização das características frequentemente associadas ao Perfil do Empreendedor, mediante a leitura e interpretação de dois textos disponíveis online, previamente indicados. 

Tempo de concretização previsto: 20 minutos 

Orientações 

1. Para explorar e analisar as características frequentemente associadas ao perfil do Empreendedor, comece por fazer uma leitura global dos seguintes artigos: 

2. Depois de familiarizado com o tema em análise, faça o download da Ficha de Registo 1.B.1 – Análise das características associadas ao perfil do Empreendedor, disponível aqui, e guarde-a no seu computador. Ao gravar o ficheiro, não se esqueça de acrescentar o seu nome ao nome do ficheiro (ex.FR1.B.1_NomeApelido). 

3. Abra o ficheiro (ou imprima-o, se for mais fácil) e leia as instruções e as questões com calma para compreender as informações que deve procurar nos artigos acima indicados. 

4. Depois de responder às questões solicitadas, envie a ficha para o seu formador através da área criada para o efeito em Entrega da Ficha de Registo 1.B.1 – Análise das características associadas ao perfil do Empreendedor, certificando-se que o seu nome conta da designação do ficheiro.

Tarefa B.2 – Análise e autoavaliação do potencial empreendedor

Propósito: o propósito desta tarefa é possibilitar a realização de um balanço individual e pessoal sobre a posse de competências empreendedoras consideradas essenciais à criação do próprio negócio, permitindo que cada um reconheça os aspetos que possui mais desenvolvidos e os que eventualmente necessitará de desenvolver para incrementar o seu próprio potencial empreendedor.

Tempo de concretização previsto: 30 minutos 

Orientações

1. Para iniciar a reflexão sobre o seu potencial empreendedor, comece por responder ao questionário Perfil Empreendedor disponível no Portal de Orientação Vi@s. Para aceder ao referido questionário, digite o endereço https://vias.iefp.pt/ no seu browser, ou clique aqui, e faça o «login» no portal, digitando o seu E-mail e a Palavra-passe. Se ainda não se encontra registado neste Portal e precisar de ajuda, siga as instruções que lhe são fornecidas no Guião de Orientação #1.B.2 – Registo no Portal de Orientação Vi@s

2. Feito o login no portal, clique no separador «O Meu Portfólio» e no quadrante Vias empreendedorismo selecione a 3ª opção (ou seja, «Perfil Empreendedor»).


3. Depois, responda ao respetivo questionário, que se destina a apoiá-lo a refletir até que ponto possui um perfil empreendedor, ajudando-o a identificar as competências que eventualmente necessita melhorar. Leia atentamente todas as afirmações e responda a cada uma delas, assinalando a opção que melhor corresponde ao seu perfil de acordo com a escala aí indicada (de 0 a 3). 


4. Concluídas as respostas, clique no botão «Ver Resultado». Nota: a visualização do resultado implica responder a todas as questões. 

5. Guarde o resultado obtido no seu computador recorrendo à técnica conhecida como PrintScreen (captura da imagem que aparece na página do ecrã) ou convertendo a página do resultado num arquivo PDF (utilizando, por exemplo, o comando «imprimir» habitualmente presente na barra de ferramentas de vários navegadores, tal como no Internet Explorer, no Google Chrome e no Firefox). Se desejar, também pode guardar o resultado obtido no seu portefólio do Portal de Orientação Vi@s, clicando na opção «Gravar no Meu Portfólio». 

6. Já com o resultado do questionário, faça o download da Ficha de Registo #1.B.2 – Auto Avaliação do Potencial Empreendedor, disponível aqui, e guarde-a no seu computador. Ao gravar o ficheiro, não se esqueça de acrescentar o seu nome ao nome do ficheiro (ex.FR1.B.2_NomeApelido). 

7. Abra o ficheiro (ou imprima-o, se for mais fácil) e leia as instruções com calma para compreender as informações solicitadas. 

8. Depois de responder às questões solicitadas, envie a ficha para o seu formador através da área criada para o efeito em Entrega da Ficha de Registo #1.B.2 – Auto Avaliação do Potencial Empreendedor, certificando-se que o seu nome consta da designação do ficheiro.

Tarefa B.3 – Partilha de experiências e histórias de empreendedores

Propósito: o propósito desta tarefa é viabilizar um espaço para dar conta da diversidade contextos e perfis de intervenção no âmbito do empreendedorismo, através da troca e partilha de casos de pessoas que, em algum momento da sua vida, por necessidade ou por desejo, deixaram a sua marca de empreendedorismo, utilizando os recursos disponíveis de forma criativa e inovadora. 

Tempo de concretização previsto: 20 minutos  

Orientações

1. Pense em alguém que, em algum momento da sua vida, por necessidade ou por desejo, deixou uma marca de empreendedorismo, utilizando os recursos disponíveis de forma criativa e inovadora. Para facilitar, poderá fazer uma pesquisa na Internet sobre pessoas consideradas empreendedoras e selecione um caso que lhe pareça inspirador, procurando documentar-se sobre o contexto e o perfil de intervenção dessa pessoa. 

2. Na posse dos dados que considerar pertinentes, entre no Fórum #1.B.3 - Partilha de experiências e histórias de empreendedores e apresente a todos os participantes do curso o exemplo do/a empreendedor/a escolhido/a. 

3. Não se esqueça de referir as razões que o levaram a considerar essa pessoa empreendedora e aproveite para tirar partido das funcionalidades deste espaço, adicionando fotografias, vídeos ou links para conteúdos relevantes.