Roteiro - Atividade C

Atividade C - Procura de emprego e análise de anúncios

Tarefa C.2 – Análise de anúncios de emprego

Propósito: o propósito desta tarefa é contribuir para o desenvolvimento de competências de análise de anúncios de emprego, refletindo criticamente sobre a qualidade, pertinência e clareza da informação disponibilizada para a compreensão de diversos elementos relacionados com a candidatura e acesso a um possível emprego.

Tempo de concretização previsto: 1 hora

Orientações

  1. Como deve ter reparado ao longo do percurso de pesquisa proposto na tarefa anterior, há anúncios de emprego de diversos tipos, que diferem bastante, quer quanto ao formato, quer quanto à informação disponibilizada sobre a empresa que oferece a vaga de emprego anunciada, ou mesmo sobre as qualificações necessárias ao seu desempenho. Todavia, um anúncio de emprego eficaz deve transmitir a informação necessária, de forma concisa e objetiva, para a compreensão da cultura empresarial e das funções inerentes à posição ou ao cargo a desempenhar, assim como dos requisitos essenciais para o desempenho das funções previstas, do local onde será realizado o trabalho, entre outros aspetos. Para aprofundar mais esta matéria, leia o artigo “Como escrever um Anúncio de Emprego eficaz”, publicado no portal Alerta Emprego, aqui, em 20 de setembro de 2015.
  2. Depois, procure na Internet dois exemplos de anúncios de emprego, de tipologias diferentes:
    • TIPO I - um que possa ser categorizado como um “anúncio de emprego eficaz”, apresentando os requisitos necessários ao entendimento de quem o lê.
    • TIPO II - outro que que possa ser categorizado como um “anúncio de emprego ineficaz”, que deixa muitas dúvidas a qualquer possível candidato por não expressar com clareza e objetividade as informações necessárias à compreensão da vaga anunciada.
  3. Para facilitar a tarefa de análise e seleção dos anúncios pretendidos, procure responder às seguintes questões:
    • O título do anúncio de emprego apela à curiosidade dos candidatos, utilizando, por exemplo, o nome da função e especificando o nível de experiência pretendido (sénior, júnior ou outro)?
    • São apresentadas as principais responsabilidades, listando-se as funções e tarefas que o candidato irá desempenhar?
    • A posição que o profissional assumirá na estrutura hierárquica da empresa está devidamente explicitada?
    • Os requisitos necessários para o desempenho das funções previstas (obrigatórios e preferenciais) estão claros para quem os lê?
    • O anúncio inclui alguma informação sobre a empresa, nomeadamente sobre a respetiva área de negócio, missão, objetivos e posição na indústria?
    • A descrição do anúncio inclui informação sobre o local onde será realizado o trabalho?
    • O tipo de oportunidade está claramente enunciado no anúncio de emprego (part-time, full-time ou outro)?
    • Está contemplada informação sobre o valor (ou intervalo) da remuneração atribuída ao colaborador e eventuais comissões e benefícios (como, por exemplo, seguro de saúde, telemóvel e carro da empresa)?
    • Há informação sobre os documentos e procedimentos necessários para candidatura?
  4. Depois de selecionar os dois anúncios pretendidos (TIPO I e TIPO II), participe no Forum #3.C.2 – Análise de anúncios de emprego, partilhando com o grupo os resultados da sua pesquisa e análise. Não se esqueça de indicar o link para os dois anúncios previamente selecionados, assim como a justificação da sua opção/escolha para ilustrar cada caso.