Roteiro - Atividade C

Atividade C - Procura de emprego e análise de anúncios

Tarefa C.1 – Pesquisa em sites especializados

Propósito: o propósito desta tarefa é promover o desenvolvimento de competências de pesquisa de emprego online, proporcionando a identificação e caracterização de diversas organizações e entidades que recorrem às potencialidades da Internet para reunir, simplificar e agilizar a divulgação de ofertas de emprego disponíveis no mercado de trabalho.

Tempo de concretização previsto: 1 hora e 20 minutos

Orientações

  1. Atualmente, com a massificação do uso da Internet, temos ao nosso dispor uma enorme diversidade de locais onde procurar oportunidades de emprego e ofertas de trabalho, nomeadamente sites, portais e bases de dados. Para criar uma visão global sobre a diversidade desses locais, comece por fazer uma leitura ao artigo intitulado “17 Melhores Portais de Emprego para Publicar Ofertas de Emprego em Portugal” (Caramez, 2015). Para aceder ao texto indicado clique aqui.
  2. Depois dessa leitura, selecione os quatro portais que considera mais importantes para si, tendo em conta os seus interesses particulares e preferências em termos de emprego.
  3. Explore os sites previamente selecionados, procurando recolher informação sobre:
    • Tipo de entidade responsável - verifique se a entidade responsável pelo site/portal é um organismo público, uma empresa especializada em emprego, uma entidade empregadora ou um site de serviços mais abrangente.
    • Tipo de oferta - verifique se o site/portal apresenta ofertas ligadas apenas a um setor ou área profissional ou se disponibiliza ofertas para qualquer setor.
    • Região da oferta - verifique se o site/portal apresenta ofertas apenas para uma determinada região ou se é nacional ou internacional.
  4. Para registar os resultados da sua pesquisa, faça o download da Ficha de Registo #3.C.1 – Exploração de sites especializados, disponível aqui, e guarde-a na sua pasta, acrescentado o seu nome ao nome original do ficheiro (ex.FR3.C.1_NomeApelido).
  5. Finalizada a tarefa, envie a ficha para o seu formador através da área criada para o efeito em Entrega da Ficha de Registo #3.C.1 – Exploração de sites especializados.