Roteiro - Atividade C

Site: Plataforma e-learning do IEFP, IP
Curso: Competências Empreendedoras e Técnicas de Procura de Emprego
Livro: Roteiro - Atividade C
Impresso por: Visitante
Data: sexta-feira, 22 de setembro de 2023 às 12:02

Descrição

Roteiro - Atividade C


Atividade C - Procura de emprego e análise de anúncios

Como vimos no Subtema 3.1, o mercado visível de emprego é aquele em que a oferta de postos de trabalho está formalmente divulgada. Ou seja, existe um canal através do qual a informação sobre as vagas de emprego existente é divulgada e que pode ser consultada por qualquer interessado.

Nesta atividade, com um duração prevista de 5 horas e 20 minutos, encontrará cinco tarefas destinadas à exploração de diversos canais de divulgação de ofertas de emprego, dos mais tradicionais aos que estão suportados pela Internet, permitindo compreender os critérios que devem orientar a pesquisa e a seleção de anúncios, assim como os cuidados a ter para dar força e visibilidade à criação de um perfil profissional online.

Tarefa C.1 – Pesquisa em sites especializados

Propósito: o propósito desta tarefa é promover o desenvolvimento de competências de pesquisa de emprego online, proporcionando a identificação e caracterização de diversas organizações e entidades que recorrem às potencialidades da Internet para reunir, simplificar e agilizar a divulgação de ofertas de emprego disponíveis no mercado de trabalho.

Tempo de concretização previsto: 1 hora e 20 minutos

Orientações

  1. Atualmente, com a massificação do uso da Internet, temos ao nosso dispor uma enorme diversidade de locais onde procurar oportunidades de emprego e ofertas de trabalho, nomeadamente sites, portais e bases de dados. Para criar uma visão global sobre a diversidade desses locais, comece por fazer uma leitura ao artigo intitulado “17 Melhores Portais de Emprego para Publicar Ofertas de Emprego em Portugal” (Caramez, 2015). Para aceder ao texto indicado clique aqui.
  2. Depois dessa leitura, selecione os quatro portais que considera mais importantes para si, tendo em conta os seus interesses particulares e preferências em termos de emprego.
  3. Explore os sites previamente selecionados, procurando recolher informação sobre:
    • Tipo de entidade responsável - verifique se a entidade responsável pelo site/portal é um organismo público, uma empresa especializada em emprego, uma entidade empregadora ou um site de serviços mais abrangente.
    • Tipo de oferta - verifique se o site/portal apresenta ofertas ligadas apenas a um setor ou área profissional ou se disponibiliza ofertas para qualquer setor.
    • Região da oferta - verifique se o site/portal apresenta ofertas apenas para uma determinada região ou se é nacional ou internacional.
  4. Para registar os resultados da sua pesquisa, faça o download da Ficha de Registo #3.C.1 – Exploração de sites especializados, disponível aqui, e guarde-a na sua pasta, acrescentado o seu nome ao nome original do ficheiro (ex.FR3.C.1_NomeApelido).
  5. Finalizada a tarefa, envie a ficha para o seu formador através da área criada para o efeito em Entrega da Ficha de Registo #3.C.1 – Exploração de sites especializados.

Tarefa C.2 – Análise de anúncios de emprego

Propósito: o propósito desta tarefa é contribuir para o desenvolvimento de competências de análise de anúncios de emprego, refletindo criticamente sobre a qualidade, pertinência e clareza da informação disponibilizada para a compreensão de diversos elementos relacionados com a candidatura e acesso a um possível emprego.

Tempo de concretização previsto: 1 hora

Orientações

  1. Como deve ter reparado ao longo do percurso de pesquisa proposto na tarefa anterior, há anúncios de emprego de diversos tipos, que diferem bastante, quer quanto ao formato, quer quanto à informação disponibilizada sobre a empresa que oferece a vaga de emprego anunciada, ou mesmo sobre as qualificações necessárias ao seu desempenho. Todavia, um anúncio de emprego eficaz deve transmitir a informação necessária, de forma concisa e objetiva, para a compreensão da cultura empresarial e das funções inerentes à posição ou ao cargo a desempenhar, assim como dos requisitos essenciais para o desempenho das funções previstas, do local onde será realizado o trabalho, entre outros aspetos. Para aprofundar mais esta matéria, leia o artigo “Como escrever um Anúncio de Emprego eficaz”, publicado no portal Alerta Emprego, aqui, em 20 de setembro de 2015.
  2. Depois, procure na Internet dois exemplos de anúncios de emprego, de tipologias diferentes:
    • TIPO I - um que possa ser categorizado como um “anúncio de emprego eficaz”, apresentando os requisitos necessários ao entendimento de quem o lê.
    • TIPO II - outro que que possa ser categorizado como um “anúncio de emprego ineficaz”, que deixa muitas dúvidas a qualquer possível candidato por não expressar com clareza e objetividade as informações necessárias à compreensão da vaga anunciada.
  3. Para facilitar a tarefa de análise e seleção dos anúncios pretendidos, procure responder às seguintes questões:
    • O título do anúncio de emprego apela à curiosidade dos candidatos, utilizando, por exemplo, o nome da função e especificando o nível de experiência pretendido (sénior, júnior ou outro)?
    • São apresentadas as principais responsabilidades, listando-se as funções e tarefas que o candidato irá desempenhar?
    • A posição que o profissional assumirá na estrutura hierárquica da empresa está devidamente explicitada?
    • Os requisitos necessários para o desempenho das funções previstas (obrigatórios e preferenciais) estão claros para quem os lê?
    • O anúncio inclui alguma informação sobre a empresa, nomeadamente sobre a respetiva área de negócio, missão, objetivos e posição na indústria?
    • A descrição do anúncio inclui informação sobre o local onde será realizado o trabalho?
    • O tipo de oportunidade está claramente enunciado no anúncio de emprego (part-time, full-time ou outro)?
    • Está contemplada informação sobre o valor (ou intervalo) da remuneração atribuída ao colaborador e eventuais comissões e benefícios (como, por exemplo, seguro de saúde, telemóvel e carro da empresa)?
    • Há informação sobre os documentos e procedimentos necessários para candidatura?
  4. Depois de selecionar os dois anúncios pretendidos (TIPO I e TIPO II), participe no Forum #3.C.2 – Análise de anúncios de emprego, partilhando com o grupo os resultados da sua pesquisa e análise. Não se esqueça de indicar o link para os dois anúncios previamente selecionados, assim como a justificação da sua opção/escolha para ilustrar cada caso.

Tarefa C.3 – Pesquisa no contexto próximo

Propósito: o propósito desta tarefa é contribuir para o desenvolvimento de competências de pesquisa de emprego, mediante a busca e análise de ofertas apresentadas em zonas e locais familiares.

Tempo de concretização previsto: 1 hora e 20 minutos

Orientações

  1. Para o desenvolvimento desta atividade, comece por identificar as instituições existentes no seu contexto mais próximo como, por exemplo, a Junta de Freguesia, cafés, mini mercados, supermercado, associações de bairro (desportivas, recreativas ou religiosas), lojas de comércio, etc.
  2. Depois, considerando o tempo disponível, planifique uma saída tendo em vista uma recolha de informação sobre as ofertas de emprego existentes na zona escolhida.
  3. Para agilizar a recolha dessa informação, deve dispor de um dispositivo que permita fotografar (por exemplo, um smartphone, um tablet ou uma câmara fotográfica digital).
  4. Procure ofertas de emprego nas vitrines, janelas, montras e placards de informação existentes nos locais escolhidos e tente fotografar o que encontrar. Pode ainda, em alguns locais, recolher panfletos eventualmente disponíveis.
  5. Depois de ter feito esta recolha, organize as fotografias no seu computador, identificando os locais e o tipo de ofertas de emprego que estavam disponíveis.
  6. Faça uma apresentação do resultado da sua pesquisa, utilizando o suporte que quiser, indicando:
    • o local onde encontrou a oferta
    • o tipo de trabalho a realizar
    • o local onde se localiza o emprego
    • o tipo de informação disponibilizada
  7. No final, envie o trabalho através da área criada para o efeito em Entrega de Trabalho #3.C.3 – Pesquisa no contexto próximo.

Tarefa C.4 – Pesquisa na comunicação social e revistas da especialidade

Propósito: o propósito desta tarefa é ampliar o campo de possibilidades para a pesquisa de ofertas de emprego, promovendo a busca e análise de anúncios divulgados através da comunicação social e revistas da especialidade.

Tempo de concretização previsto: 1 hora

Orientações

  1. Escolha duas publicações periódicas para analisar: um jornal de âmbito nacional (expresso ou correio da manhã, por exemplo) e um jornal regional (Região de Leiria ou Jornal de Barcelos, por exemplo).
  2. Analise a forma como cada uma dessas publicações apresenta as ofertas de emprego, verificando se possuem uma secção específica, que tipo de ofertas são apresentadas e onde se localizam os empregos disponíveis.
  3. Recorte duas ofertas que considera mais interessantes e duas que considera menos interessantes e apresente-as justificando as suas escolhas (pode fazer um scan ou tirar uma fotografia e integrar num ficheiro à sua escolha).
  4. No final, envie o trabalho através da área criada para o efeito em Entrega de Trabalho #3.C.4 – Pesquisa na comunicação social e revistas da especialidade.

Tarefa C.5 – Reflexão sobre a utilidade de redes sociais na procura de emprego

Propósito: o propósito desta tarefa é estimular a reflexão partilhada sobre as potencialidades e limitações das redes sociais na procura de emprego, refletindo quer sobre como as empresas utilizam estes recursos, quer sobre os cuidados que devem ser tidos em conta por parte dos utilizadores na criação de perfis profissionais online.

Tempo de concretização previsto: 40 minutos

Orientações

  1. Comece por pensar sobre as potencialidades e limitações das redes sociais, pesquisando e lendo alguns artigos sobre o tema e que facilmente encontrará na Internet. Entre muitos outros, considere as seguintes sugestões de leitura:
  2. Com base na sua eventual experiência de utilização de redes sociais de cariz profissional, aliada à reflexão decorrente da leitura de alguns artigos sobre o tema, participe no Forúm #3.C.5 - Reflexão sobre a utilidade de redes sociais na procura de emprego e partilhe com o grupo o que pode concluir sobre os seguintes aspetos:
    • De que forma as empresas utilizam (ou podem utilizar) as redes sociais?
    • Qual a rede social que mais se destaca no âmbito da procura de emprego?Que benefícios poderá usufruir dessa rede na procura de novas oportunidades de emprego?
    • Que cuidados são imprescindíveis para preservar a sua imagem profissional online e não perder uma boa hipótese de trabalho?