Roteiro - Atividade E

Site: Plataforma e-learning do IEFP, IP
Curso: Competências Empreendedoras e Técnicas de Procura de Emprego
Livro: Roteiro - Atividade E
Impresso por: Visitante
Data: Sunday, 29 de January de 2023 às 06:25

Descrição

Roteiro - Atividade E


ATIVIDADE E - Desenvolvimento de estratégias para melhorar o desempenho em entrevistas de emprego

A entrevista é o momento decisivo de todo o processo de procura de emprego, ocorrendo em geral após análise do Curriculum Vitae (CV). É neste momento que o candidato deve convencer o empregador de que o deve admitir, se esse for realmente o seu desejo, podendo ainda aproveitar o momento para melhor se informar sobre a empresa e sobre as funções que irá desempenhar.

Por isso, quanto melhor a preparação para uma entrevista de emprego, maior será a segurança e confiança do candidato. Nesse sentido, esta atividade, com uma duração prevista de 2 horas, integra três tarefas que, no seu conjunto, permitirão justamente o desenvolvimento de estratégias orientadas para a melhoria do desempenho em entrevistas de emprego.

Tarefa E.1 – Preparação da entrevista de emprego

Propósito: o propósito desta tarefa é contribuir para o desenvolvimento de estratégias para melhorar a preparação de uma entrevista de emprego, destacando-se o contributo do Dossier de Candidatura neste processo.

Tempo de concretização previsto: 20 minutos

Orientações

  1. Uma das estratégias essenciais para preparar adequadamente uma entrevista de emprego passa pela construção e manutenção de um Dossier de Candidatura. Para saber em que consiste e como organizá-lo, veja e ouça o Podcast #3.E.1 - O Dossier de Candidatura, fazendo o registo dos aspetos que considera relevantes.
  2. Sinopse: Neste Podcast vamos apresentar de forma resumida o que é e para que serve um Dossier de Candidatura, seguindo-se um conjunto de sugestões para a sua organização.

  3. Depois, utilizando um suporte eletrónico à sua escolha (por exemplo, MS Word ou um programa similar), proponha um índice para o seu Dossier de Candidatura.
  4. Guarde o documento criado no seu computador, gravando o ficheiro com a designação da tarefa e o seu nome (ex. Tarefa3.E.1_NomeApelido).
  5. Envie o ficheiro através da área criada para o efeito Entrega do Trabalho #3.E.1 – Índice do Dossier de Candidatura

Tarefa E.2 – Análise de comportamentos/respostas em situação de entrevista

Propósito: o propósito desta tarefa é contribuir para saber como agir e como estar preparado para as perguntas mais complicadas em situação de entrevista de emprego.

Tempo de concretização previsto: 40 minutos

Orientações

  1. Em situação de entrevista, interlocutor vai procurar confirmar a impressão com que ficou depois de ler o currículo do entrevistado (candidato), procurando conhecer melhor a sua forma de agir e de sentir e verificando as informações prestadas no seu currículo. Ter um bom Dossier de Candidatura é fundamental, como se viu na tarefa anterior, mas é necessário dedicar mais algum tempo à organização de ideias para saber como agir numa entrevista e como estar preparado para as perguntas mais complicadas. Para este propósito, entre muito outros artigos que facilmente encontrará na Internet, leia atentamente os dois textos a seguir indicados, ambos retirados do «Guia de Apoio à Procura de Emprego» do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP):
    • Na situação de entrevista… que fazer? (pp.61-63), disponível aqui.
    • Na entrevista… tenha presente (pp.64-66), disponível aqui.
  2. De seguida, veja o Video #3.E.2 - Simulação de uma entrevista de emprego ,
  3. e faça uma análise sobre o tipo de respostas da/o entrevistada/o, a postura e o interesse demonstrados ao longo da entrevista, considerando nomeadamente os seguintes aspetos:

    • Forma de introdução à entrevista;
    • Aprofundamento de questões curriculares (habilitações, cursos de formação profissional, experiência profissional, funções/responsabilidades desempenhadas, competências, etc.);
    • Motivações apresentadas para a candidatura;
    • Conhecimento sobre a empresa que oferece a vaga;
    • Atitude da/o candidata/o face ao trabalho a desempenhar;
    • Postura da/o candidata/o ao longo da entrevista (ex.naturalidade, simpatia, tiques, clareza e objetividade, atenção ao entrevistador, contacto visual, expressão oral, etc.) ;
    • Pertinência das questões feitas pela/o candidata/o para obter mais informações sobre o emprego em causa.
  4. Para registar a sua análise, faça o download da Ficha de Registo #3.E.2 – Análise de comportamentos/respostas em situação de entrevista, disponível aqui, e guarde-a no seu computador, acrescentado o seu nome ao nome original do ficheiro (ex.FR3.E.1_NomeApelido).
  5. Finalizada a tarefa, envie a ficha para o seu formador através da área criada para o efeito em Entrega da Ficha de Registo  #3.E.2 – Análise de comportamentos/respostas em situação de entrevista.

Tarefa E.3 – Identificação e partilha de questões para balanço pós-entrevista

Propósito: o propósito desta tarefa é desenvolver competências de auto avaliação que permitem ir melhorando progressivamente o desempenho em entrevistas de emprego.

Tempo de concretização previsto: 20 minutos

Orientações

  1. A última coisa a fazer depois de terminada uma entrevista de emprego é rever mentalmente tudo o que aconteceu e foi dito, procurando identificar os aspetos que correram bem e os menos bem conseguidos. Para fazer este balanço, é importante responder a questões como as seguintes:
    • Que respostas despertaram maior interesse no entrevistador?
    • A que questões tive mais dificuldade em responder?
    • Realcei suficientemente as minhas competências?
    • Respondi a todas as questões de forma clara e concisa?
    • Cortei a palavra ao entrevistador?
    • Demonstrei interesse e motivação?
    • Transmiti uma imagem positiva de mim?
    • Tinha comigo os documentos que me foram pedidos?
    • Fiz perguntas pertinentes?
    • Evidenciei as vantagens da minha admissão para a empresa?
  2. Considerando a sua própria experiência, assim como a reflexão decorrente das tarefas e leituras realizadas ao longo desta atividade, identifique mais duas questões que lhe pareçam importantes para acrescentar à lista acima apresentada.
  3. Depois, entre no Forúm #3.E.3 - Questões para balanço pós-entrevista e partilhe essas questões com o grupo, justificando as suas opções.