Comunicação na Plataforma e-learning

Site: Plataforma e-learning do IEFP, IP
Curso: Edição na Plataforma e-learning
Livro: Comunicação na Plataforma e-learning
Impresso por: Guest user
Data: Thursday, 25 de February de 2021 às 04:32

Descrição

a

1 Comunicação Mediada por Computador

A Comunicação mediada por computador é descrita como uma forma de interacção humana através de dois, ou mais, computadores ligados em rede entre si. Embora o termo tenha sido tradicionalmente aplicado para as comunicações que ocorrem através de formatos computacionais (exemplos: emails, sala de chat, instant messenger), também têm sido aplicados a outros formatos de interacção baseada em texto como text messaging.


A pesquisa sobre este tema, foca-se bastante nos efeitos sociais das diferentes tecnologias de comunicação suportadas por computador. Estudos mais recentes englobam também redes sociais online suportadas por social software (social networking).


Os sistemas mais utilizados incluem o email, vídeo, áudio e chat, jornais, list servers. A utilização destes sistemas está a mudar rapidamente com o desenvolvimento de novas tecnologias, onde os blogs também têm tido um papel importante, bem como o RSS e Wikis, ferramentas associadas à Web 2.0.


A forma como as pessoas comunicam em contextos profissionais, educativos e pessoais variam bastante, dependendo não só do ambiente mas também dos sistemas utilizados.


A comunicação pode ser caracterizada em modo síncrono e em modo assíncrono. No modo síncrono, todos os participantes estão ligados ao mesmo tempo (real time) e interagem num ambiente computacional comum, enquanto no modo assíncrono a comunicação pode ocorre em tempos diferidos.


2 Comunicar na Plataforma eLearning

Embora a definição de comunicação englobe várias ferramentas computacionais, neste tópico intitulado "Comunicar" iremos abordar as ferramentas da Plataforma dedicadas à comunicação entre os diversos utilizadores.

Nos tópicos "Colaborar" e "Inquirir" serão abordadas outras ferramentas que se enquadram em outras formas de interacção.


O processo de ensino/aprendizagem exige aos editores e adultos/formandos diferentes contextos de comunicação.

Por exemplo, numa sessão de formação existe a necessidade do formador comunicar aos formandos os objectivos, conteúdos, critérios de avaliação ou responder a dúvidas. Para além da interacção na sessão, existem sempre pedidos de apoio ou comentários de formandos, aos quais o formador tem que responder ou orientar para uma solução. Nem sempre é possível dar resposta a todas as solicitações, devido a limitações de tempo e à distância entre utilizadores.


As actuais ferramentas de comunicação permitem contornar as barreiras temporais e espaciais, possibilitando aos vários intervenientes comunicarem entre si, de forma imediata (modo síncrono) ou não imediata (modo assíncrono).


Actualmente, a Plataforma eLearning dispõe de várias ferramentas que permitem a comunicação entre editores e adultos/formandos em diferentes contextos.

2.1 Modo Síncrono

A utilização de cada ferramenta de comunicação síncrona depende dos objectivos do utilizador.


No caso de querer definir um intervalo de tempo dedicado ao apoio dos adultos/formandos, uma solução síncrona permite uma comunicação em tempo real.

Neste caso, a utilização de um chat (texto) ou uma sala virtual (texto, áudio e vídeo) são soluções que permitem envolver múltiplos utilizadores.

Para uma comunicação individual, pode utilizar a actividade diálogo, na qual ficam registadas as conversações entre dois utilizadores.


Outras opções (externas à Plataforma) são os software de instant messeging e software com protocolo VOIP (Voice Over Internet Protocol), sendo o Skype uma solução de qualidade e utilizada por várias pessoas no mundo inteiro.

2.2 Modo Assíncrono

Em contextos em que a comunicação não pode ser imediata, por incompatibilidade de agenda ou acesso a um computador, existem soluções de comunicação assíncrona que registam temporalmente as mensagens (em formato texto, áudio ou vídeo) permitindo que os utilizadores comuniquem em tempos diferidos.


A actividade Fórum é uma excelente ferramenta para este tipo de comunicação. Como não força a uma resposta imediata por parte dos seus participantes, o fórum permite ao utilizador reflectir melhor sobre as suas ideias e elaborar uma mensagem mais complexa. Também permite anexar ficheiros e a utilização de áudio e vídeo.

O conteúdo dos tópicos publicados nos fóruns de um curso, são visíveis por todos os utilizadores desse mesmo curso.

Dentro de um curso, todos os fóruns podem ser editados pelos utilizadores, à excepção do fórum Notícias que só pode ser editado pelos utilizadores com perfil de editores. O fórum Notícias destina-se à comunicação unidireccional entre os editores e os adultos/formandos.

Cada conteúdo que der entrada num fórum, origina um email enviado a todos os utilizadores inscritos no curso.

A ferramenta Envio de mensagens permite a comunicação privada entre dois utilizadores. Sempre que a plataforma envia uma mensagem a um utilizador, envia simultaneamente um email com o mesmo conteúdo para a conta de email que está associada ao seu perfil.

Num curso, os editores podem enviar a mesma mensagem a mais do que um utilizador, através da ligação Participantes do bloco Pessoas.

3 Resumo

Esta relação entre contextos de utilização e as ferramentas disponíveis, vem reforçar a ideia da diversidade de situações a que editores e adultos/formandos são confrontados no contexto formativo.

Estas não são exclusivas à interacção editores vs. adultos/formandos, mas também entre editores vs. editores (ex.: partilha de recursos e actividades) e adultos/formandos vs. adultos/formandos (ex.: trabalhos de grupo).


Nos restantes conteúdos do módulo "Comunicar", iremos aprofundar o funcionamento de cada actividade (referida neste book) e contextos de utilização para cada uma.