Livro do Tema 3. Análise de casos, a importância da comunicação e marketing

Site: Plataforma e-learning do IEFP, IP
Curso: PROJ PEDAG - UFCD 5456 - Ética e responsabilidade social das empresas - uma exigência
Livro: Livro do Tema 3. Análise de casos, a importância da comunicação e marketing
Impresso por: Visitante
Data: sábado, 31 de outubro de 2026 às 17:09

Introdução

As competências a desenvolver ao longo deste tema prendem-se com o reconhecimento do papel e importância da comunicação e do marketing na gestão estratégica da Responsabilidade Social. Esta competência estará implícita na análise de caso concreto, à escolha do eFormando, aplicando-se a análise de indicadores a definir. O eFormando deverá ficar mais familiarizado com exemplos concretos de ações de Responsabilidade Social das Empresa, avaliando-as.

Período 

O tema decorre ao longo de 1 semana (correspondendo a 1 hora de sessão síncrona e 6 horas de sessões assíncronas).

 

Objetivo global do tema

 

Identificar e avaliar ações e metodologias de Responsabilidade Social das Empresas e envolvidos a partir da análise de casos.

 

Orientações de trabalho

 

Os conteúdos propostos para este módulo estão divididos em 2 eAtividades (obrigatórias) a realizar pelos eFormandos de forma assíncrona, apoiados por orientações específicas.

Este tema conta ainda com 1 sessão síncrona (Síncrona 5), para esclarecimentos/orientação e consolidação de conteúdos.

Qualquer dúvida que surja ao longo do tema poderá ser colocada no fórum de dúvidas geral do Tema3, aqui.

eAtividade1. Consumidor, comunicação e marketing

Descrição da eAtividade1

Participação na sondagem disponibilizada sobre escolhas como consumidores, aqui,

Análise e discussão dos resultados no Fórum de discussão 3.1 – Fórum de discussão da eAtividade1, enriquecida com base na consulta do Manual do Tema 3 e outros recursos, disponibilizados e abertos. (Duração 2 horas)

 

Recursos a serem utilizados pelos eFormandos

Sondagem.

Notícias/ Artigos de Opinião, disponíveis em Recursos do Tema 3.

Manual do Tema 3.

Outros Recursos e Recursos Abertos.

Fórum 3.1 – Fórum de discussão da eAtividade1, aqui.

 

Produto Final

Os eFormandos devem comentar o resultado da sondagem, analisando-o à luz das informações recolhidas noutros recursos, no Fórum 3.1 – Fórum de discussão da eAtividade1, aqui. Devem, ainda, comentar a participação de, pelo menos, um colega.

 

Avaliação

Participação e interação no Fórum 3.1 - Fórum de discussão da eAtividade1. (20%).

eAtividade2. Estudo de caso

Descrição da eAtividade2

Análise de recursos e seleção de caso a estudar. Desenvolvimento de trabalho final, com base em tópicos de análise e reflexão orientadores. (Duração 4 horas)

 

Recursos a serem utilizados pelos eFormandos

 

Recursos do Tema 3.

Recursos Abertos.

Fórum 3.2 – Fórum de discussão da eAtividade2.

 

Produto Final

Os eFormandos devem consultar os recursos enunciados acima. De seguida, devem submeter, devidamente preenchida, a Ficha de análise de caso disponibilizada aqui.

Avaliação

Submissão da Ficha de análise de caso – eAtividade2, aqui. (80%).