Lista de tópicos

  • Geral

    Espera Activa - 1ª Etapa

    Bem-vindo à 1ª Etapa da Espera Activa!

    A Espera Activa transforma o tempo de espera, de cada candidato, em tempo útil.

    Assim, os tempos de espera entre a inscrição no CNO, o Diagnóstico e o início do Processo RVCC serão rentabilizados, pelo candidato, através do desenvolvimento de actividades que:

    • Permitem reunir, de forma sistematizada, as informações necessárias à realização da fase de Diagnóstico e da fase de Reconhecimento, reflectindo sobre o seu percurso de vida, identificando as experiências através das quais adquiriu saberes e competências, bem como as suas áreas de interesse;
    • Proporcionam à equipa do Centro de Formação/CNO, um conjunto de informações essenciais para a análise do seu perfil.

    Neste espaço, além das actividades propostas, pode encontrar, também, instruções de preenchimento dos modelos, exemplos para o seu preenchimento e perguntas frequentes sobre o processo que vai iniciar.

    Importante: O candidato além dos Modelos seguintes já preenchidos, deverá apresentar um Certificado de Habilitações Escolares e respectiva fotocópia, cuja autenticação será efectuada nos serviços do CNO onde está inscrito.


    Para iniciar a Espera Activa, comece por descarregar o Modelo 1 - Ficha de informação para o seu computador e preencha-o na totalidade.

    Como sugestão de boa prática, deverá acrescentar o seu 1.º e último nome no final do nome de cada documento.

    Exemplo:

    Ficheiro descarregado - Modelo 1 - Ficha de informação.doc
    Ficheiro modificado - Modelo 1 - Ficha de informação joao acude.doc

       
  • Tópico 1

    Modelo 1 - Ficha de Informação

    Este modelo visa a recolha de informações, de carácter geral, que nos permitam conhecê-lo melhor:

    • Dados de identificação;
    • Informações sintéticas sobre a sua escolaridade e situação profissional;
    • Período do dia em que tem disponibilidade para a frequência de Formação/Processo RVCC.
  • Tópico 2

    Modelo 2 - Curriculum Vitae

    Aqui pode elaborar o seu Curriculum Vitae utilizando o modelo europeu Europass.
    Este modelo permite que as suas qualificações e competências sejam apresentadas de uma forma clara e facilmente compreensível.

  • Tópico 3

    Modelo 3 - Autodiagnóstico de Motivações e Competências

    O preenchimento deste modelo tem por objectivo reflectir sobre os motivos que o levaram a inscrever-se no Centro de Formação/CNO e sobre as suas expectativas relativamente à qualificação que pretende obter (escolar, profissional, escolar+profissional).

    Pretende-se, igualmente, que realize uma auto-avaliação das suas competências de utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e do domínio de uma língua estrangeira.

  • Tópico 4

    Modelo 4 - Percurso Escolar, Formativo e Profissional

    O preenchimento deste modelo permitirá reunir um conjunto de informações sobre o seu percurso escolar, formativo e profissional.

    Relativamente ao percurso escolar, deve identificar o ano ou anos de escolaridade que frequentou, bem como as opções feitas no ensino secundário (no caso de ter frequentado este nível de ensino).

    Quanto ao percurso formativo, a informação a recolher diz respeito às acções e cursos de formação que frequentou, assim como aos workshops, conferências, seminários e congressos em que participou.

    No que se refere ao percurso profissional, pretende-se conhecer a sua situação actual face ao emprego e, com algum detalhe, as actividades profissionais que realizou ao longo da sua vida.

    Poderá aumentar o número de páginas do documento, se tal for necessário.

  • Tópico 5

    Modelo 5 - Actividades de Tempos Livres

    O preenchimento deste modelo permitirá efectuar um levantamento das suas experiências pessoais relacionadas com as actividades de tempos livres.

    É importante identificar cada uma das actividades que realiza ou realizou e referir, sempre, o motivo que o levou ou leva a realizá-la(s).

    Poderá aumentar o número de páginas do documento, se tal for necessário.