Os Centros Qualifica

 

  • Tem como objetivo aumentar os níveis de qualificação e melhorar a empregabilidade dos ativos;

  • Reduzir significativamente as taxas de analfabetismo;

  • Valorizar o sistema, promovendo um maior investimento dos jovens adultos em percursos de educação e formação;

  • Adequar a oferta e a rede formativa às necessidades do mercado e aos modelos de desenvolvimento nacionais e regionais.


A quem se destina?

 

  • Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam dar continuidade ao seu percurso de qualificação, ou que procurem melhorar a sua situação face ao emprego.

  • Os jovens enquadrados pela Garantia Jovem, entre os 15 e os 29 anos, que não

  • se encontrem a frequentar modalidades de educação ou de formação e que não estejam inseridos no mercado de trabalho.


RVCC NÍVEL BÁSICO

O QUE FAZEMOS?


O Centro dispõe de uma equipa de profissionais especializados, que o ajudam a verificar se o que aprendeu ao longo da sua vida é o necessário para que lhe seja reconhecida a equivalência aos 4º, 6º ou 9º anos de escolaridade.

 

Para verificar se o que aprendeu lhe permite obter um grau escolar superior ao que tem, desenvolvemos diversas actividades, onde lhe damos a oportunidade de demonstrar as suas competências.

 

 

QUAIS AS COMPETÊNCIAS QUE RECONHECEMOS?

 

Analisamos as suas competências nas seguintes áreas-chave:

 

  • Linguagem e Comunicação

  • Matemática para a Vida

  • Tecnologias de Informação e da Comunicação

  • Cidadania e Empregabilidade

     

     

    O seu desempenho nas sessões de RVCC será avaliado qualitativamente (insuficiente, suficiente, bom e muito bom) num de 3 níveis de reconhecimento: B1 (4º ano de escolaridade), B2 (6º ano de escolaridade) ou B3 (9º ano de escolaridade).

     

    As grelhas que se seguem servem para o informar dos critérios utilizados pela equipa pedagógica, na avaliação do seu desempenho ao longo do processo de RVCC.


Processo que permite Reconhecer, Validar e Certificar as Competências adquiridas e colocadas em prática pelos adultos ao longo da vida, com vista à obtenção de uma certificação escolar.


Processo que permite Reconhecer, Validar e Certificar as Competências adquiridas e colocadas em prática pelos adultos ao longo da vida, com vista à obtenção de uma certificação escolar.