Os Centros Qualifica


  • Tem como objetivo aumentar os níveis de qualificação e melhorar a empregabilidade dos ativos;
  • Reduzir significativamente as taxas de analfabetismo;

  • Valorizar o sistema, promovendo um maior investimento dos jovens adultos em percursos de educação e formação;

  • Adequar a oferta e a rede formativa às necessidades do mercado e aos modelos de desenvolvimento nacionais e regionais.


A quem se destina?


  • Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam dar continuidade ao seu percurso de qualificação, ou que procurem melhorar a sua situação face ao emprego.

  • Os jovens enquadrados pela Garantia Jovem, entre os 15 e os 29 anos, que não

  • se encontrem a frequentar modalidades de educação ou de formação e que não estejam inseridos no mercado de trabalho.


RVCC Nível Secundário


O Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos - Nível Secundário (RCC-NS) é o instrumento que permite o desenvolvimento dos processos de RVCC de nível secundário, encontrando-se estruturado em torno de três ACC:


  • Cidadania e Profissionalidade (CP)

  • Sociedade, Tecnologia e Ciência (STC)

  • Cultura, Língua, Comunicação (CLC)


Cada uma destas ACC inclui um conjunto de Núcleos Geradores (NG), a partir dos quais é possível evidenciar uma diversidade de competências demonstradas em diferentes contextos, designados por Domínios de Referência (DR1 – correspondente ao contexto privado; DR2 – correspondente ao contexto profissional; DR3 – correspondente ao contexto institucional; DR4 – correspondente ao contexto macroestrutural).

 

A cada Domínio de Referência estão associados três Critérios de Evidência que, por sua vez, correspondem a diferentes Dimensões de Competências, em função da ACC em que se inserem.


No caso das ACC de STC e CLC, a cada Critério de Evidência corresponde diretamente uma das três Dimensões de Competências (Social, Tecnológica e Científica e Cultural, Linguística e Comunicacional, em STC e CLC, respetivamente). No caso da ACC de CP, as Dimensões de Competências (Cognitiva, Ética e Social) não estão diretamente associadas aos três Critérios de Evidência de cada Domínio de Referência, mas sim a Núcleos Geradores específicos.




 

Seja bem-vindo(a)

 

Bem-vindo à plataforma e-Learning do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P.

 

A plataforma e-Learning é uma ferramenta útil e de fácil acesso. A sua utilização regular contribui, fortemente, para a qualidade das aprendizagens que irá realizar ao longo da formação, na medida em que pode gerir o tempo que destina à aquisição de conhecimentos e competências.

 

De modo geral, ao usar esta ferramenta irá contribuir para:

 

•Promovera autonomia para realizar as atividades propostas e consultar adocumentação disponibilizada;

•Potenciaro trabalho em colaboração, com colegas e formadores;

•Diminuirrestrições de tempo e espaço no acesso à informação;

•Aperfeiçoaras competências em Tecnologias de Informação e Comunicação;

•Reduziros custos com papel, nomeadamente fotocópias.

 

Se tiver dúvidas não hesite em contatar os seus formadores! É preferível esclarecer logo as suas dúvidas que seguir numa direção errada, correndo o risco de perder tempo.

 

 Bom trabalho


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  De modo geral, ao usar esta ferramenta irá contribuir para:

  •Promovera autonomia para realizar as atividades propostas e consultar a documentação disponibilizada;

•Potenciar o trabalho em colaboração, com colegas e formadores;

•Diminuir restrições de tempo e espaço no acesso à informação;

•Aperfeiçoaras competências em Tecnologias de Informação e Comunicação;

•Reduzir os custos com papel, nomeadamente fotocópias.

  Se tiver dúvidas não hesite em contatar os seus formadores! É preferível esclarecer logo as suas dúvidas que seguir numa direção errada, correndo o risco de perder tempo.

  

 Bom trabalho


Processo que permite Reconhecer, Validar e Certificar as Competências adquiridas e colocadas em prática pelos adultos ao longo da vida, com vista à obtenção de uma certificação escolar.


Processo que permite Reconhecer, Validar e Certificar as Competências adquiridas e colocadas em prática pelos adultos ao longo da vida, com vista à obtenção de uma certificação escolar.